Governo de Goiás inaugura novo Hemocentro de Rio Verde nesta quarta-feira, 31 de agosto

Novo prédio irá ampliar a capacidade de atendimento para doadores e pacientes. Unidade recebeu nome em homenagem a paciente que  lutou por doações de sangue na cidade

O Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo, inaugura nesta quarta-feira, 31 de agosto, às 9 horas, as novas instalações do Hemocentro Estadual da Região Sudoeste I – Hemogo Rio Verde. Com um investimento na ordem de R$ 2,2 milhões de reais a unidade foi totalmente reformada e passa a contar com uma estrutura moderna, que proporcionará mais conforto e comodidade para doadores e pacientes. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, a entrega desta obra reforça o compromisso do Governo do Estado de Goiás com a regionalização da saúde. "O Hemocentro de Rio Verde foi inaugurado em 1990 e, de lá pra cá, não recebeu os investimentos necessários para melhoria da estrutura física e tecnológica da unidade. O governo percebeu isso e determinou que fosse realizada uma reforma completa do Hemogo Rio Verde, assim como fizemos em Goiânia, e agora, teremos a alegria de fazer mais essa entrega para população” disse o secretário. 

A diretora-técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, explica que a nova configuração do prédio irá melhorar o fluxo de atendimento, além de garantir melhor acolhimento de doadores e pacientes. “Essa reforma foi pensada para que todos que venham ao Hemocentro de Rio Verde sintam-se bem, afinal, esse é um espaço da comunidade e nossa missão é oferecer um serviço de qualidade que atenda bem tanto o paciente, como o doador. Sem nos esquecer, é claro, do nosso bem mais importante, nossos colaboradores que mantêm esta unidade de saúde funcionando.” 

Homenagem
O Hemocentro de Rio Verde recebeu o nome da paciente Janielly Regina do Nascimento, por meio da lei  21.503 de 14/07/22  aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado.  Aos 35 anos e mãe de dois filhos, ela foi diagnosticada com câncer e mobilizou toda a cidade em doações de sangue. Em plena pandemia, os moradores de Rio Verde fizeram fila no Hemocentro para doar sangue à Janielly, que infelizmente, não resistiu à doença e foi a óbito em agosto de 2020, tornando-se um símbolo da luta de quem precisa de sangue e hemoderivados para sobreviver.  
As atividades do Hemocentro vão além da doação de sangue. A unidade também é responsável pela coleta de amostra e cadastro de medula óssea. Dados que são enviados ao Redome para compor o Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea.  Em Rio Verde, pacientes com doenças hematológicas como hemofilia, doença de von Willebrand, Deficiência do Fator VII, fator V Leiden, Doença de Gaucher e três tipos de anemia, inclusive a falciforme, também recebem atendimento, tudo pelo SUS.
 
Estrutura
A reforma contempla toda a estrutura do prédio, cerca de 1.695 metros quadrados de área modificada, incluindo calçada e jardinagem. O atendimento ambulatorial conta com dois consultórios, sendo um médico e outro de enfermagem. Além disso, existem dois leitos adultos e um pediátrico na Unidade de Atendimento Dia, nos quais são realizados procedimentos de sangria terapêutica, transfusão sanguínea, administração de fatores de coagulação, reposição de ferro e hidratação venosa para pacientes portadores de doenças hematológicas. 

Já a sala de coleta é composta por uma sala de triagem hematológica, duas salas de triagens clínicas, sala para coleta de sangue, com quatro poltronas, além de uma sala exclusiva para plaquetaférese.  A estrutura de produção de hemocomponentes também foi ampliada e revitalizada, com ambientes exclusivos para processamento, controle de qualidade e distribuição de hemocomponentes. A área de suprimentos recebeu nova estrutura segregando insumos da área técnica do almoxarifado geral garantindo mais segurança e rastreabilidade na dispensação dos mesmos.

Atendimento
Houve ainda a preocupação em oferecer uma ambiência confortável aos colaboradores que agora dispõem de sala de descompressão, vestiários e repouso. Além da estruturação de uma sala para treinamentos bem como para reuniões de trabalho. O novo prédio proporcionará fluxos de atendimento e produção unidirecionais permitindo maior produtividade e humanização aos colaboradores.
Antes da reforma, eram realizadas em média 90 coletas de sangue por dia. Com a revitalização, a unidade passará a contar com quatro poltronas de coleta convencional e uma para aférese, aumentando a capacidade de atendimento para 120 doações por dia, um incremento de 25%. “Com a reforma, a capacidade da área de coleta de sangue será ampliada de 1,9 mil doações por mês para 2,6 mil doações mensais”, destaca Denyse Goulart. 
O Hemocentro de Rio Verde atende a demanda de hemocomponentes de 28 unidades de saúde da região, distribuídas entre 12 municípios: Rio Verde, Santa Helena, Castelândia, Caçu, Turvelândia, Cachoeira Alta, Montevidiu, Acreúna, Itarumã, Itajá, Maurilândia e Porteirão.

Serviço: 
Inauguração do novo Hemocentro de Rio Verde 
Data: 31 de agosto de 2022 
Horário: 9 horas
Local: Hemocentro Estadual da Região Sudoeste I – Rua Augusta de Bastos esquina com a Rua Luiz de Bastos, Nº 395, Centro, Rio Verde – GO

Comunicação Setorial SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo