Governo de Goiás atua na humanização do atendimento no momento do luto

SES repassa 11 furgões para reforçar frota nos oito municípios dotados de Serviço de Verificação de Óbitos, garantindo celeridade ao traslado de corpos

Sandro Rodrigues e Flúvia Amorim entregam furgão ao secretário de Anápolis, Júlio César Spíndola

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), tem como princípio garantir um atendimento humanizado à população em todos os momentos da vida – e também na morte. Na manhã desta quarta-feira (5/5), o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, fez a entrega de 11 veículos adaptados para a remoção de corpos aos municípios de Goiânia, Anápolis, Ceres, Uruaçu, Rio Verde, Formosa, Luziânia e Caldas Novas. 

Os furgões vão reforçar a frota do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) instalado nos oito municípios, que atuam em caráter regional. A entrega dos veículos foi feita por Sandro Rodrigues e pela superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, aos representantes dos municípios, entre eles prefeitos, secretários municipais de Saúde e diretores do SVO. 

Dignidade
O secretário Sandro Rodrigues afirmou que a entrega dos veículos visa dar mais dignidade e amenizar o drama sofrido pelos familiares das pessoas que morrem em decorrência de causas naturais, muitas vezes nas próprias residências. “É muito triste para o cidadão esperar por um longo período pela remoção do corpo de um ente querido na própria residência”, exemplificou. 

Com esses veículos, o transporte de corpos será feito com mais celeridade. Há também casos de corpos de pessoas que morrem em hospitais e são levados para o SVO para a identificação da causa da morte. 

A superintendente Flúvia Amorim destacou que o reforço da frota dos SVOs permite o aperfeiçoamento das informações sobre mortalidade, colaborando para o planejamento e implantação das políticas públicas de saúde.

O prefeito de Ceres, Edmario de Castro Barbosa, que também é perito criminal, agradeceu a oportunidade de o seu município ter sido contemplada com o veículo. “Este furgão vai favorecer muito as nossas ações e proporcionar um pouco mais de conforto às famílias que perdem entes queridos.” 

Maria José Silva (texto) e Britto (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo