Goiás reúne unidades de saúde em fórum do programa “Agora Tem Mais Especialistas”

Estratégia busca agilizar consultas e exames para que paciente faça os exames necessários no mesmo dia, reduzindo filas e fortalecendo o SUS em Goiás

O subsecretário de Politicas e Ações em Saúde, Luciano de Moura Carvalho, destacou que Goiás já se destaca há anos na oferta de consultas e exames

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, nesta quinta-feira (28/08), no auditório do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), o “Fórum de boas práticas do programa Agora tem mais especialistas”. O encontro, organizado pela Superintendência de Regulação, Controle e Avaliação em conjunto com a Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde, reúne representantes de 30 unidades estaduais e do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás – CEROF-UFG, executores das Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs).

O subsecretário de Politicas e Ações em Saúde Luciano de Moura Carvalho, destaca que, mesmo antes do Ministério da Saúde lançar o programa “Mais Acesso a Especialistas”, Goiás já vinha se destacando há anos na oferta de consultas e exames. “As policlínicas são pilares da regionalização da saúde em Goiás, um compromisso do governador Ronaldo Caiado. Sem elas, não teríamos conseguido levar atendimento especializado a regiões distantes da capital. Hoje, temos policlínicas em pontos estratégicos e hospitais regionais fortes, o que garante proximidade do cuidado especializado ao cidadão”, afirmou.

O objetivo é alinhar fluxos, apresentar experiências e discutir soluções que garantam mais eficiência na execução do programa, desde o agendamento das consultas, via regulação, até o faturamento dos serviços prestados. “A iniciativa busca fortalecer a resolutividade e ampliar o acesso dos usuários da rede pública a especialistas, exames e acompanhamento em tempo oportuno”, explica a Superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Amanda Melo e Santos Limongi.

Durante o fórum, os participantes acompanham uma dinâmica de simulação realística, que demonstra de forma prática o funcionamento esperado do programa, além de debates sobre os desafios enfrentados nas diferentes regiões do estado.

Duas unidades de referência, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof/UFG) apresentaram suas experiências exitosas, compartilhando modelos de atendimento e estratégias de organização que têm garantido bons resultados.

“O objetivo é consolidar Goiás como referência nacional na execução do programa, garantindo ao paciente um atendimento integral, com consultas, exames obrigatórios e retorno em prazos reduzidos. Os retornos podem ocorrer no mesmo dia da primeira consulta ou em até 60 dias após a data inicial” explica a Superintendente de Regulação, Controle e Avaliação da SES, Lorena Nunes Mota.

Especialista
Desde 2024, Goiás já executou 5.444 Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) pelo Programa Agora Tem Especialista, sendo mais de 2,6 mil procedimentos realizados apenas nos últimos 20 dias, em 30 unidades da SES-GO. Os resultados foram apresentados, em 15 de agosto, para o Ministério da Saúde, durante visita técnica às unidades de referência, Crer e Cerof.

A iniciativa, que integra a Política Nacional de Atenção Especializada (Pnaes), garante ao paciente consultas, exames e retornos em prazos mais curtos, muitas vezes na mesma semana ou até no mesmo dia. O programa tem se destacado pela estrutura consolidada do Estado, com seis policlínicas distribuídas nas cinco macrorregiões, além de hospitais próprios e conveniados, como o Cerof.

Os atendimentos contemplam especialidades como ortopedia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, oncologia e otorrinolaringologia. Durante a visita, o Ministério da Saúde reconheceu Goiás como referência nacional na execução do programa.

Foto: Marco Monteiro
Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo