Goiás recebe apoio inédito do Instituto Todos pela Saúde nas ações contra dengue

Estado é o primeiro do Brasil a contar, de forma isolada, com parceria da entidade que visa colaborar para o desenvolvimento de um sistema de vigilância e ajudar o País a se preparar para o enfrentamento de epidemias

Integrantes do Gabinete de Combate à Dengue durante reunião na SES com representantes do ITpS

O Governo de Goiás tem mais um importante aliado na guerra às arboviroses, em especial à dengue. Nesta segunda-feira (05/02), representantes do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) anunciaram apoio às ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para prevenir, combater e assistir os casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Eles participaram da reunião do Gabinete de Combate às Arboviroses, onde estiveram presentes gestores da SES-GO e integrantes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de Goiás (CBM-GO).

Entidade sem fins lucrativos, o ITpS foi criado em 2021, no auge da epidemia de Covid-19. Seu objetivo é colaborar para o desenvolvimento de um sistema de vigilância e ajudar todo o País a se preparar para o enfrentamento de surtos, epidemias e pandemias. O apoio ao Estado de Goiás é algo inédito. Até então, o instituto tinha atuado de forma global em todo o País. Goiás é o primeiro Estado a receber a cooperação da entidade de forma exclusiva.

O ITpS foi representado na reunião do Gabinete de Combate às Arboviroses por Nicolas Roberto da Silva Marcelino e por César Augusto Soares Nitschke, consultores da entidade. Marcelino destacou que a o ITpS, ao declarar apoio a Goiás, pretende trazer metodologia, estratégia e análise preventiva dos processos que envolvem a parte de infectologia, para estabelecer condutas que consigam ser eficazes para combater as arboviroses. “Pretendemos oferecer subsídios para os gestores locais tomarem as melhores decisões com os recursos apropriados”, enfatiza.

Marcelino ressalta que o ITpS também oportuniza outros apoios voltados para pesquisa científica, para entender um pouco a questão do perfil do vírus, como é que está a gravidade, não só numa visão local. O consultor Nitschke defende o fortalecimento da atenção primária na luta contra a dengue. Ele destaca que o atendimento ao paciente acometido por dengue começa na atenção primária, mais próxima do cidadão. “Diferente da UPA, a atenção básica tem condições de continuar o atendimento e acompanhar rotineiramente o paciente.

O Gabinete de Combate às Arboviroses foi estruturado pela SES-GO com o propósito de coordenar, incentivar, acompanhar e apoiar as ações realizadas pelos municípios goianos para eliminar os focos do Aedes aegypti e assistir os pacientes de dengue, chikungunya e zika. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível dos Reis, capacitou gestores e profissionais de saúde de 91 municípios considerados de alto risco para as arboviroses para a instalação dos gabinetes nas Secretarias Municipais de Saúde, hospitais, unidades de pronto atendimento e unidades básicas de saúde.

Além desse apoio, o governador Ronaldo Caiado pediu empenho dos prefeitos dos 246 municípios goianos para a estruturação dos gabinetes em seus municípios. Até o momento foram instalados 51 Gabinetes de Combate às Arboviroses em todo o Estado. Devido ao avanço dos casos de dengue e de outras arboviroses em todo o território goiano, o governador assinou, no sábado passado (04/02), decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública em Goiás.

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo