Goiás e DF discutem ações conjuntas para combater o Aedes aegypti

A primeira assembleia ordinária de 2016 do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e de Goiás (Corsap) reforçou a necessidade de ações conjuntas do governo do Distrito Federal e de Goiás para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, das febres chikungunya e amarela e do zika vírus. A reunião, realizada no Palácio do Buriti, nesta quinta-feira em Brasília, foi coordenada pelo governador do DF Rodrigo Rollemberg e pelo secretário de Cidades e Meio Ambiente de Goiás, Vilmar Rocha, que representou o governador Marconi Perillo. Quatorze dos 19 municípios goianos que participam do consórcio estiveram presentes na reunião através de seus prefeitos ou secretários de meio ambiente.

Rollemberg adiantou que, nos próximos dias, equipes da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde do DF, devem se reunir para definir uma programação unida a Goiás. “Os maiores números de casos de dengue de pessoas que vieram do Entorno e que foram notificadas no Distrito Federal são de Águas Lindas e de Padre Bernardo, municípios goianos que fazem fronteira com Brazlândia, onde estamos com maior incidência da doença, o que demonstra ser necessária essa ação conjunta”, justificou o governador.

A ideia é estabelecer parcerias como a que ocorreu com Santo Antônio do Descoberto (GO), neste mês. Em 13 de janeiro, a Secretaria de Saúde do DF oficializou o empréstimo de dois carros fumacê para a cidade goiana devido à grande quantidade de focos do mosquito naquela localidade.

O secretário Vilmar Rocha, disse que, além da integração dos governos do Distrito Federal e de Goiás, é importante o envolvimento da sociedade para enfrentar o Aedes aegypti. “É muito vital que a população se conscientize sobre a disposição correta do lixo e práticas de limpeza, evitando águas paradas e lotes sujos, para conter a proliferação do mosquito”, reforçou.

O Corsap

Criado em 2013, o consórcio é formado, além de Brasília, pelos seguintes municípios goianos: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa. O objetivo do colegiado é garantir que os envolvidos atendam às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Também participaram da assembleia o secretário de Saúde do DF, Fábio Gondim; o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; a diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana, Kátia Campos; e o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, da Casa Civil, Igor Tokarski.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo