Goiás debate mobilidade do futuro e desafios da transição energética

Organizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o Fórum Goiano de Mobilidade e Seminário de Trânsito e Saúde Pública será realizado nesta quarta-feira (26/11)

Goiás será sede, nesta quarta-feira (26/11), de um debate estratégico sobre os rumos da mobilidade urbana e seus impactos na saúde e no clima. Organizados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o 9º Fórum Goiano de Mobilidade e o 9º Seminário de Trânsito e Saúde Pública colocam em destaque a urgência da transição energética em um contexto marcado pelo avanço desordenado das cidades e pelo uso intensivo de combustíveis fósseis, fatores que ampliam a emissão de gases de efeito estufa e prejudicam a qualidade do ar.

Sintonizado com as discussões internacionais da COP30, o evento reunirá especialistas, gestores e pesquisadores para discutir soluções inovadoras a partir de quatro eixos centrais: mobilidade sustentável, impactos na saúde, infraestrutura e políticas públicas, além de desenvolvimento urbano integrado. A proposta é construir caminhos que permitam alinhar planejamento urbano, tecnologias limpas e qualidade de vida.

“A urgência das questões climáticas já ultrapassa o debate ambiental e alcança diversas áreas da vida urbana. Os impactos do clima se entrelaçam cada vez mais com a mobilidade, a saúde pública, o planejamento das cidades e até mesmo com a economia e a qualidade de vida da população”, avalia a integrante da comissão organizadora do evento, a coordenadora de vigilância de violência e acidentes da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues.

Programação
A programação inclui ainda a apresentação de trabalhos científicos de pesquisadores da Bolívia, Amazônia, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Bahia, Alagoas, Paraíba, Minas Gerais e Goiás, evidenciando o caráter nacional e internacional das discussões. Entre os convidados de destaque está o médico patologista Paulo Saldiva, referência mundial nos estudos que relacionam cidades, poluição e doenças respiratórias. Ele abordará os benefícios da mobilidade ativa, como caminhar e pedalar, para a redução de doenças crônicas e a promoção do bem-estar físico e mental.

Outro nome confirmado é o pesquisador Edgar Barassa, da Unicamp, empreendedor na área de eletromobilidade e energias renováveis. Com experiência no Roadmap Nacional da Eletromobilidade e em projetos vinculados à ANEEL, ele discutirá caminhos para ampliar o uso de veículos elétricos e biocombustíveis no país. Para a organizadora Maria de Fátima Rodrigues, a urgência climática já ultrapassa o campo ambiental e afeta diretamente a mobilidade, a saúde pública e até a economia, reforçando a importância de debates integrados como este.

Consolidado como um dos mais importantes espaços de discussão sobre mobilidade e saúde em Goiás, o evento será realizado no auditório do Paço Municipal de Senador Canedo.

Serviço:
Data: 26 de novembro
Hora: 8h às 16h
Local: Auditório do Paço Municipal de Senador Canedo

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo