Exército Brasileiro entra na guerra contra o Aedes em Goiás

Goiás contará, a partir de agora, com mais um parceiro na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya. O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, recebeu, na sede da secretaria, o General de Brigada Mauro Sinott Lopes, do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, para tratar da logística de ação em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás para exterminar o mosquito do território goiano. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (11/02).

Para Leonardo Vilela, o Exército irá potencializar todo o trabalho que já está em curso na força-tarefa Goiás contra o Aedes que, somente em janeiro, permitiu a eliminação de mais de 30 mil criadouros do mosquito. No primeiro mês de trabalho, foram visitados mais de 1 milhão de imóveis em Goiás.

“É uma grande ajuda e mais um reforço para que consigamos alcançar o nosso intento que é erradicar o Aedes aegypti de Goiás”, declarou Leonardo Vilela, adiantando que também está prevista uma ação das secretarias estadual e municipais de saúde e do Exército com as escolas e, segundo Vilela, em Goiás serão envolvidas as escolas públicas e privadas.

O General de Brigada Mauro Sinott Lopes afirmou que um efetivo de 2,4 mil homens já está a postos para a missão contra o Aedes no Estado. Em Goiás, o Exército e a Aeronáutica (Base Aérea de Anápolis) vão atuar nas ações.

“O cidadão tem que se colocar como um soldado contra o mosquito Aedes aegypti. Cada pessoa deve ter consciência de que tem o poder de cortar o ciclo de transmissão dessas doenças”, disse o General. De acordo com o General Mauro Sinott, os soldados serão treinados para entrarem nas casas, retirarem e destruírem os focos, além de realizar trabalho educativo junto à população. “Se cada morador tirar pelo menos dois minutos por dia para verificar se há acúmulo de água parada na residência, todos ganham. Ele fará um bem para a própria família e para a vizinhança”, disse.

Capacitação

Na Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro no Jardim Guanabara, em Goiânia, mais de 300 soldados receberam, nesta quinta-feira, capacitação oferecida por técnicos da SES-GO. “Nós vamos agora atuar em parceria com o Exército. Todo esse efetivo será uma grande ajuda para nós”, disse a gerente de Vigilância Epidemiológica da SES, Magna Maria de Carvalho.

Mobilização Nacional

Representantes do Exército Brasileiro, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Corpo de Bombeiros Militar estarão juntos na grande mobilização nacional contra o Aedes que acontecerá simultaneamente em todo o Brasil neste sábado (13 de fevereiro).

Em Goiânia, a concentração será na Praça Joaquim Lúcio, Campinas, às 8h. Nessa etapa serão realizadas ações de limpeza e conscientização de moradores. O presidente da Comurg, Edilberto Dias, que esteve presente na reunião entre SES e Exército, afirmou que disponibilizará 1.500 homens, 50 caminhões e 30 pás carregadeiras para limpar 42 bairros ao redor de Campinas.

Entre os dias 15 e 18, o Exército realizará esclarecimento e motivação das comunidades nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo e Trindade. De 15 a 19 de fevereiro será realizado o mesmo trabalho nas escolas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo