Eventos virtuais celebram Semana do Orgulho LGBT  

Governo de Goiás, por meio da SES, promove mesas-redondas nesta terça e quinta-feira, e doa kits de proteção à Covid-19 a entidades de travestis e transexuais


Esta é a semana de celebração do movimento do Orgulho LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, intersexuais, assexuais e outras identidades ou formas de orientação). Para marcar a data, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Estado da Saúde (SES-GO) promove dois eventos virtuais, nesta terça-feira, 23, e na quinta-feira, 25.

Amanhã, das 14h às 16h, ocorre a mesa-redonda virtual para debater o tema O Processo Transexualizador no SUS, com a participação da professora Jacqueline Rocha Côrtes, do Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas; e o fisioterapeuta Lucas Henrique, da Associação Nordestina de Travestis e Transexuais. A mediação ficará por conta de Bianca Lopes, subcoordenadora Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde da SES-GO.

Na quinta-feira, das 14h às 16h, será realizada a segunda mesa-redonda virtual, com o tema Saúde Políticas Públicas LGBT. Participarão Bruna Irineu, professora da Universidade Federal do Mato Grosso e presidente da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura; e Andrey Lemos, presidente da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Como mediadora, Elaine Gonzaga, da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde.

As pessoas interessadas em participar dos dois eventos podem acessá-los por meio do Google Meet. Pelo computador, basta digitar o endereço https://meet.google.com/zbb-pqrr-enb ou clicar diretamente no link (clique AQUI) para participar. Em celulares, é necessário fazer o download do aplicativo Google Meet. As mesas-redondas da Semana LGBT compõem o projeto Saúde e Equidade em Rede, desenvolvido pela SES-GO.

Ainda em celebração à Semana LGBT, Elaine Gonzaga informa que a Coordenação de Equidade em Saúde doou 1,5 mil máscaras e 660 garrafas de álcool em gel para entidades representativas de travestis e transexuais. Os grupos Astral, Fórum de Transexuais e a Casa de Renovo foram os beneficiados. "Esta é a forma que o Estado pode colaborar para diminuir os riscos dessa população neste momento de pandemia”, afirma Elaine.

Pioneirismo
A subcoordenadora Bianca Lopes afirma que Goiás se destaca na promoção da saúde da População LGBT. A SES-GO, por meio da Gerência de Cuidados a Populações Específicas, da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais), desenvolve várias ações para difundir, apoiar e fortalecer a implementação das políticas definidas pelo Ministério da Saúde, oferecendo apoio técnico aos municípios, capacitando e formando profissionais da rede de saúde para o acolhimento e cuidados dessa população.
 
Para Bianca, Goiás está em posição de destaque nacional na ampliação da assistência, por meio do serviço do processo transexualizador no SUS, com três unidades: Hospital das Clínicas da UFG (HC), Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), na capital; e o Núcleo de Atenção Básica de Saúde (Nabs), em Itumbiara. Estão em fase de implantação outros dois centros, em Jataí e Rio Verde.​

 

Maria Vitória/Comunicação Setorial
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo