Estudantes de atitude contra a dengue mobilizam Silvânia contra o Aedes

Estudantes da Escola Estadual Dom Emanuel em Silvânia recebem as visitas do Secretário Estadual da Saúde e do Secretário-chefe da CGE pelo trabalho desenvolvido no combate a dengue

Estudantes da Escola Estadual Dom Emanuel em Silvânia recebem as visitas do Secretário Estadual da Saúde e do Secretário-chefe da CGE pelo trabalho desenvolvido no combate a dengue

A Secretária de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) apoia o programa ‘Estudantes de atitude contra a dengue’ da Controladoria Geral do Estado (CGE). Nessa quarta-feira, (21/8), o secretário de saúde, Rasivel Santos, e o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Henrique Ziller, além de representantes das secretarias Estadual de Educação e de saúde municipais, visitaram os alunos e parabenizaram pelo trabalho realizado durante um mês em Silvânia. Ao todo 45 estudantes visitaram cerca de 300 casas e comércios para alertar a população sobre o perigo da doença e a importância do combate a criadouros do mosquito transmissor.

O Secretário de saúde, Rasível Santos, enalteceu a importância da iniciativa dos alunos com o apoio da escola. “Esses estudantes estão tendo a atitude que a gente precisa na sociedade. O governo não vai se furtar em apoiar a sociedade, mas nós precisamos da atitude da sociedade para que possamos trabalhar de forma preventiva. A dengue é uma doença evitável e, portanto, todos os óbitos e complicações advindas dessa doença também são evitáveis”.

Os alunos foram monitorados pelos professores e coordenadores da escola, que receberam treinamento das equipes da saúde. Além do trabalho extra muro, os estudantes de atitude se tornaram multiplicadores no combate à dengue na cidade. “Nós não fazemos nada sozinhos, precisamos do apoio uns dos outros. No auge da dengue o nosso governador Ronaldo Caiado, lembrou que quem poderia contribuir com grande ajuda nessa luta eram os estudantes e aqui em Silvânia, todos estão de parabéns”, manifestou o secretário-chefe da CGE, Henrique Ziller.

Aprendizado
Durante o evento, realizado na quadra da escola, os alunos fizeram apresentações relativas ao tema de combate à dengue, entregaram presentes aos visitantes e garantem que o aprendizado não termina com esse trabalho, como afirma o estudante Carlos Eduardo Souza Barbosa: “Nós ganhamos mais informação pra nós e pra sociedade em geral”. Já a estudante Jhuly Gabriely Neres Martins, garante que tem repassado o que aprendeu pra acabar com o mosquito Aedes Aegypti. “Não acumular lixo, não deixar garrafas abertas no lixo, não deixar água parada. Tudo isso temos ensinado para os outros alunos da escola, que também levam para casa”, garante.

Cerca de 380 alunos da Escola Estadual Dom Emanuel se tornaram multiplicadores e o diretor Marciel Aparecido Brandão, acredita que nas próximas chuvas, a cidade estará mais preparada para evitar os aumentos dos casos de dengue. “A partir do programa Estudantes de Atitude, todos aqui se tornaram fiscais contra a dengue. Eu não tenho dúvida que esse ano de 2024, todos esses estudantes vão saber lidar com a situação na casa deles, dos vizinhos e saberão como contribuir para vencermos a dengue”, afirma o diretor.

Yara Galvão / Comunicação Setorial
Foto: Marco Monteiro

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo