Esap encerra curso de especialização do Instituto Sírio Libanês

Marlene Arvelos

Foi concluído hoje, 07 de outubro, o Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Saúde Informadas por Evidência, executado pelo Instituto de Formação do Hospital Sírio Libanês. O encerramento aconteceu no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago e contou com as presenças das principais autoridades de saúde do estado de Goiás.

O conteúdo do curso tem como objetivo a qualificação do uso de evidências na formulação e implementação de políticas de saúde com foco no desenvolvimento de competências para qualificação do processo decisório na área. A qualificação é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde , o Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o Observatório Ibero-americano de Políticas e Sistemas de Saúde.

A qualificação tem uma perspectiva construcionista e usa metodologias ativas de ensino-aprendizagem voltada para a integração entre a teoria e a prática. O objetivo principal do curso é dar subsídios aos profissionais de saúde para a elaboração de planos que induzam mudanças nas organizações onde atuam. Tanto que durante o encerramento foram apresentados os projetos aplicativos desenvolvidos por grupos formados pelos novos especialistas. A partir das apresentações os conteúdos serão discutidos com gestores das instituições sobre a pertinência e a viabilidade de execução das propostas.

Além do curso concluído existem outros que estão em andamento com previsão para encerramento até o fim do ano. Dentre eles estão os seguintes: Processos Educacionais na Saúde, Regulação em Saúde no SUS, Vigilância em Saúde e Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde. Todos fazem parte do projeto de apoio de desenvolvimento do SUS aprovado pelo Ministério da Saúde.

O gestor do Projeto de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidência, Adriano de Oliveira, disse que a metodologia é semelhante à usada pela medicina e que será aplicada às políticas de saúde. Como professor do curso ele se diz confiante de que os formandos se tornarão agentes transformadores do sistema porque, a partir de agora, eles deverão ter uma visão totalmente diferente de seus processos de trabalho. Em sua avaliação os alunos da região central de saúde de Goiás são comprometidos e obtiveram um alto nível de desempenho.

Após a conclusão dos cursos o Instituto Sírio Libanês fara uma pesquisa para avaliar o impacto da implantação do projeto em cada uma das regiões brasileiras onde foi implantado. Isso é importante porque, segundo o professor, o processo de aprendizagem é inacabado e a educação em saúde deve ser permanente.

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