Encontro debate sobrecarga em cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência intelectual

Tema é pauta do 5º Encontro com Autores, promovido pela Revista Científica da Escola de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (Resap), no auditório do Crer

Bárbara Resende, com Israel Arantes, apresenta seu trabalho de conclusão de curso, no evento

O auditório do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação (Crer) foi palco, no dia 27 de março, de um debate crucial sobre o impacto e a sobrecarga familiar vivenciados por cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência intelectual. O 5º Encontro com Autores, promovido pela Revista Científica da Escola de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (Resap), reuniu autores de artigos científicos publicados na revista e a equipe editorial, em uma iniciativa da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg).

A gerente de Pesquisa e Inovação da Sesg, Fernanda Fernandes, destacou a importância do evento como uma ação para aproximar autores, equipe editorial e comunidade. A abertura do evento contou com a participação musical do Coral Saúde em Harmonia, formado por servidores da Sesg e do Cremic, seguido pela apresentação dos autores do trabalho em destaque.

Os terapeutas ocupacionais Bárbara Duarte Resende e seu orientador, Israel da Silva Arantes, apresentaram os resultados do trabalho de conclusão de curso de especialização em reabilitação realizado por Bárbara. A pesquisa revelou um cenário alarmante: os cuidadores dessas crianças e adolescentes estão enfrentando grandes desafios emocionais e práticos.

Dos 50 participantes do estudo, 50% dos filhos apresentavam transtorno do espectro autista (TEA), 12% tinham paralisia cerebral, 10% síndrome de Down e 24% outras síndromes. As mães foram identificadas como as principais cuidadoras, sendo que 80% delas trabalhavam antes do nascimento do filho, mas 60% deixaram de trabalhar após a maternidade para cuidar dos filhos.

Um dos principais problemas apontados pela pesquisa foi a instabilidade emocional e o medo pelo futuro dos filhos, levando a sentimentos de insegurança, medo e angústia, abandono do emprego, escassez de rede de apoio e mudanças nos papéis ocupacionais, podendo até mesmo levar a pensamentos suicidas.

Versão eletrônica
A Resap é um periódico de acesso livre e gratuito, de fluxo contínuo, publicado pela Escola de Saúde de Goiás (ESG), exclusivamente na versão eletrônica. Indexada no Latindex e no Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/Bireme), a Resap tem como missão disseminar o conhecimento científico desenvolvido por pesquisadores e trabalhadores da área das Ciências da Saúde, com foco em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Educação em Saúde e Gestão em Saúde.

Classificada com Qualis B1 na lista da Capes quadriênio 2017/2020, a revista incentiva a submissão de manuscritos originais em português, inglês ou espanhol, que não tenham sido previamente publicados ou apresentados em outros periódicos.

Gabriela Dutra/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás
Foto: Resap

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo