Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM

Recepção

Telefone: (62) 3952-5500

Diretoria

Acesso à Informação da OS

Localização

O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM, é uma unidade da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Goiás, articulados com os demais serviços do sistema de saúde, com oferta de tratamento em regime ambulatorial para pacientes em casos de transtorno mental moderado, grave e persistente.

O Centro também oferta atendimento em regime ambulatorial e de internação para casos graves e de alta complexidade em dependência química (adicção), decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A unidade de Aparecida de Goiânia foi inaugurada em 23 de junho de 2016.

A instituição é hospitalar e, por tanto, realiza diagnóstico, tratamento e acompanhamento longitudinal. O protocolo terapêutico está alicerçado no atendimento médico, multiprofissional e psicoeducacional.

Saiba mais sobre o CRESM

INFORMAÇÕES

Localizado no município de Aparecida de Goiânia, o CRESM – Prof. Jamil Issy ocupa um terreno de 99 mil metros quadrados, com área construída de 10 mil metros quadrados. A instituição médica dispõe de 108 leitos, dos quais 96 são para internação e 12 para a desintoxicação. Com base no contrato de gestão a unidade possui a capacidade de ofertar por volta de 3.3 mil atendimentos mensais, entre demandas ambulatoriais e multiprofissionais. Os leitos hospitalares estão distribuídos em 84 leitos para o público masculino e 24 para o feminino.

A instituição não realiza internação de adolescentes e nem de crianças, como concebido inicialmente, pois o número de procura e adesão revelou-se reduzido. Como é um projeto inovador, na área pública brasileira, ele foi projetado a partir de estudos dos casos de sucesso no setor privado nacional e internacional.

A unidade de saúde pública e gratuita interna o público adulto (masculino e feminino), o ambulatório atende também a pacientes adolescentes, que têm grande dificuldade de aderirem espontaneamente ao tratamento. Na internação existe três núcleos dois masculinos e um feminino.

Em todos os núcleos masculinos existem ambulatório médico com consultórios, anfiteatro, área de musculação, salas para Terapia Ocupacional, três Unidade de Tratamento Residencial (UTR), com capacidade para 12 leitos, em cada uma, visando sociabilizar os pacientes. Cada UTR tem seu Posto de Enfermagem, com assistência médica 24 horas. Para cada UTR existe um canil e uma horta. Além de uma área para lazer, com jogos de mesa e de rede.

O Núcleo feminino conta com duas casas, sendo 12 leitos cada. Há salas ambulatoriais, médicas e para Terapia Ocupacional, além do canil e da horta. Todos os três núcleos são separados.

No centro da unidade, atrás da Praça Coliseu, onde os familiares ficam durante a visita aos pacientes, existem piscinas adulto e infantil, quadra poliesportiva, vestiário masculino e feminino, quadra poliesportiva e campo de futebol.

No âmbito da internação, o tratamento sempre se inicia pelo setor da Detox (desintoxicação), onde o paciente permanece 7 dias (drogas ilícitas) e 14 para álcool, pois é a adicção que exige maior esforço do paciente. Existem dois espaços para a desintoxicação (feminina e masculina), com 12 leitos hospitalares cada. Há nesses espaços, uma unidade de pronto atendimento, para reanimação e estabilização, para posterior envio a uma unidade de saúde pública indicada.

No curso de 83 meses de funcionamento, o CRESM – Prof. Jamil Issy atendeu a 58.578 pessoas, entre 2016 e 2022, a faixa etária predominante no âmbito da internação fica entre os pacientes de 25 a 50 anos, correspondendo a 77%, em relação ao atendimento ambulatorial a faixa etária predominante está entre os pacientes 25 a 50 anos, e correspondem a 67% dos atendimentos.

Para acessar os serviços do CRESM – Prof. Jamil Issy, é preciso ir até uma unidade básica de saúde (Cais, Ciams, PSF, Unidade Básica de Saúde – UBS, Centro de Saúde da Família, UPA e Postos de Saúde) do município em que você mora, onde deverá solicitar, durante uma consulta médica, uma avaliação pela equipe médica e multiprofissional do CRESM – Prof. Jamil Issy. Para tanto, o médico irá solicitar o encaminhamento, o qual será conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde do seu município. É a Central de Regulação de Vagas que vai agendar sua consulta avaliativa com o especialista no CRESM – Prof. Jamil Issy.

O CRESM – Prof. Jamil Issy, atende o público externo de segunda a sexta-feira (das 7 horas até as 18 horas, retorno pelos telefones (62) 3952-5501 / 5500.

O paciente será atendido pela Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Serviço Social. Os laudos serão avaliados pelo médico psiquiatra, que indicará por onde o tratamento terá início – internação ou ambulatório.

Sendo internado, o paciente vai para a desintoxicação, com média de permanência de até 7 dias, e na sequência, será encaminhado às casas de reabilitação para prosseguir com o tratamento pelas 12 semanas subsequentes.

Caso o tratamento se inicie pelo ambulatório, o paciente se reunirá com os profissionais da saúde e multiprofissionais, para organizar o seu protocolo terapêutico singular, no qual terá que comparecer, semanalmente, no início do tratamento, para consultas médicas, ações terapêuticas ocupacional e psicológica.

Tanto na internação, quanto no ambulatório, essa ferramenta do tratamento está alicerçado no atendimento médico (psiquiatra e clínico geral), multiprofissional (enfermeiros, odontólogos, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissionais da educação física, nutricionistas, farmacêuticos e musicoterapeutas) e psicoeducacional, desenvolvimento de habilidades sociais, psicológicas e emocionais, acompanhamento psiquiátrico, psicológico, da terapia ocupacional e do serviço social. No programa terapêutico do CRESM as intervenções são múltiplas – ambulatorial, internação em leitos de saúde mental (desintoxicação) e leitos de acolhimento em modelo residencial (reabilitação psicossocial).

A partir desse arcabouço técnico-científico, uma gama de recursos terapêuticos é ofertada, à luz da recuperação do paciente. O programa baliza o projeto terapêutico singular, o qual considera as atividades que serão realizadas por cada paciente. No ambulatório, o paciente terá acesso, semanalmente, aos profissionais da Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia e Assistência Social, bem como atendimentos com médico psiquiatra e médico clínico. As estratégias são voltadas ao desenvolvimento de habilidades sociais (lidar com conflitos, comunicação assertiva e prevenção de recaídas).

Entre as atividades terapêuticas estão musicoterapia, hidroginástica, natação, vôlei, futsal, futebol de campo, peteca, jogos de tabuleiros, musculação, arteterapia, caminhadas, horta terapêutica, terapia individual, terapia de grupo, grupo de tabagismo e avaliação médica.

A título de apoio a uma saúde integral, os pacientes internados e os acompanhados ambulatoriamente, são assistidas quanto ao processo de imunização, detecção de DST’s e odontologia. O CRESM disponibiliza vacinas de acordo com o calendário vacinal adulto, tais como Hepatite B, dTpa (coqueluche, tétano e difteria para gestante), dT (difteria e tétano para adultos), Febre Amarela e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e campanhas emergenciais a exemplo imunização para SARS–CoV. Para doenças sexualmente transmissíveis, realizam-se, com a aquiescência do paciente, os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite. Os casos positivos são encaminhados à rede de saúde de Aparecida de Goiânia, ou da cidade natal do paciente, para o tratamento.

Tem por objetivo trabalhar com os dependentes de substâncias psicoativas (DSP) o seu retorno e permanência ao mercado de trabalho com equidade, considerando as dificuldades individuais em se inserirem em decorrência da baixa escolaridade, perdas cognitivas, inexistência documental, ausência de profissionalização, dentre outras barreiras.

O programa está estruturado a partir de seis projetos: Cultivando Vidas (horta), Pensando e Repensando (estimulação cognitiva), Com as Mãos na Massa (panificação), Ter Documento É Legal (encaminhamentos para regularização de documentos oficiais), Sou Mulher, Sou Empreendedora (empreendedorismo feminino) e De Volta Para a Escola (encaminhamento para ensino regular, profissionalizante, técnico e superior).

A proposta, que começou a ser implantada paulatinamente ao longo do primeiro semestre de 2020, está inserida no Protocolo Terapêutico do CRESM – Prof. Jamil Issy, cujo foco está no resgate da autonomia, desenvolvimento da consciência coletiva e fomento da identidade profissional. Uma resposta aos cenários resultantes das reformas psiquiátrica, trabalhista e previdenciária.

O Programa tem caráter interdisciplinar, considerando o trabalho fundamental para a construção do novo projeto de vida dos pacientes. O Programa de Reinserção Social é desenvolvido para todos os pacientes que passam pelo tratamento (internação e ambulatório).

Os lapso e recaídas fazem parte do tratamento; sendo assim, no tratamento busca se diminuir as possibilidades desses lapsos e recaídas por meio do treinamento de habilidades sociais no enfrentamento das situações de risco, em detrimento dos fatores de proteção.

Desde o dia 3 de agosto de 2017, a unidade de saúde está capacitando em dependência química os alunos da Residência Médica em Psiquiatria do HGG (Hospital Alberto Rassi e PAX); a formação profissional, por meio do estágio, terá duração de um ano; a meta, de acordo com a superintendente da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, médica Irani Ribeiro de Moura, é buscar incentivo para ampliar o número de vagas para a residência, tanto médica como multiprofissional;

Voltado ao paciente e aos seus familiares. A capelania é um direito do indivíduo hospitalizado, e ser atendido por um ministro religioso da sua escolha é legalmente assegurado. Sem contar que há trabalhos científicos que confirmam que o aspecto espiritual é benéfico durante o tratamento, essencialmente por ser um aspecto importante e fundamental da existência humana. Nesse horizonte, o CRESM – Prof. Jamil Issy disponibiliza três capelas, junto a Praça Coliseu, para realização das atividades.

Trabalha o condicionamento físico, priorizando as funções cardiorrespiratórias, socialização, relacionamento interpessoal, atividades em equipe e funções cognitivas, como equilíbrio e lateralidade. Entre as práticas estão alongamentos, caminhadas, musculação, xadrez, peteca, hidroginástica, futsal, futebol de campo, tênis de mesa, pebolim, recreação aquática e meditação.

Disponibilizam ferramentas que estimulam a cognição, aprimoram as relações interpessoais, melhoram o desempenho funcional e reduzem eventuais desvantagens, por meio da promoção, potencialização e restauração de habilidades. Para tanto, são realizadas oficinas para trabalhos manuais e horta terapêutica.

Acomodado em uma das oito UTRs (Unidades Terapêuticas Residenciais), edificações que se assemelham ao ambiente familiar – casas com banheiro, copa, sala de convivência e área de serviço –, cada paciente é responsável por cuidar da higiene própria e das suas roupas, assim como arrumar a cama de dormir e o seu armário; manter o banheiro limpo; respeitar o espaço dos colegas de quarto e de UTR; as seis refeições diárias são realizadas à mesa, com os demais pacientes; cada UTR acomoda até 12 pessoas.

A música é utilizada no ambiente clínico como forma de romper bloqueios; para tanto, utilizam-se técnicas musicais, com o propósito da socialização, melhora das habilidades interpessoais e intrapessoais, trabalho em equipe, fortalecimento de vínculos familiares e desenvolvimento de funções cognitivas – coordenação motora, noção espaço-temporal, controle da ansiedade.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo