Tanto na internação, quanto no ambulatório, essa ferramenta do tratamento está alicerçado no atendimento médico (psiquiatra e clínico geral), multiprofissional (enfermeiros, odontólogos, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissionais da educação física, nutricionistas, farmacêuticos e musicoterapeutas) e psicoeducacional, desenvolvimento de habilidades sociais, psicológicas e emocionais, acompanhamento psiquiátrico, psicológico, da terapia ocupacional e do serviço social. No programa terapêutico do CRESM as intervenções são múltiplas – ambulatorial, internação em leitos de saúde mental (desintoxicação) e leitos de acolhimento em modelo residencial (reabilitação psicossocial).
A partir desse arcabouço técnico-científico, uma gama de recursos terapêuticos é ofertada, à luz da recuperação do paciente. O programa baliza o projeto terapêutico singular, o qual considera as atividades que serão realizadas por cada paciente. No ambulatório, o paciente terá acesso, semanalmente, aos profissionais da Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia e Assistência Social, bem como atendimentos com médico psiquiatra e médico clínico. As estratégias são voltadas ao desenvolvimento de habilidades sociais (lidar com conflitos, comunicação assertiva e prevenção de recaídas).
Entre as atividades terapêuticas estão musicoterapia, hidroginástica, natação, vôlei, futsal, futebol de campo, peteca, jogos de tabuleiros, musculação, arteterapia, caminhadas, horta terapêutica, terapia individual, terapia de grupo, grupo de tabagismo e avaliação médica.
A título de apoio a uma saúde integral, os pacientes internados e os acompanhados ambulatoriamente, são assistidas quanto ao processo de imunização, detecção de DST’s e odontologia. O CRESM disponibiliza vacinas de acordo com o calendário vacinal adulto, tais como Hepatite B, dTpa (coqueluche, tétano e difteria para gestante), dT (difteria e tétano para adultos), Febre Amarela e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e campanhas emergenciais a exemplo imunização para SARS–CoV. Para doenças sexualmente transmissíveis, realizam-se, com a aquiescência do paciente, os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite. Os casos positivos são encaminhados à rede de saúde de Aparecida de Goiânia, ou da cidade natal do paciente, para o tratamento.