CRER sediou evento alusivo ao Dia internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 1º dezembro, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) sediou o evento com a temática “Incluir para Transformar”, promovido pela Secretaria Cidadã e a Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, lembrado na data de 3 de dezembro.

O evento recebeu pacientes e representantes de diversas instituições voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência, que lotaram o auditório Valéria Perillo, no CRER.

A programação inicial contou com uma apresentação dos pacientes do Centro Estadual de Apoio ao Deficiente (CEAD), que mostraram o talento musical por meio dos instrumentos de guitarra e saxofone.

Logo em seguida, os participantes assistiram um cliclo de palestras com os temas: Programa SENAI de Ações Inclusivas – da adequação à capacitação para o mundo do trabalho, com a palestrante Fernanda Marques de Oliveira, seguindo da palestra Acessibilidade: Calçada para todos com Alex Cysneiros, Engenheiro e Auditor Fiscal. As palestras foram acompanhadas por uma intérprete de Libras permitindo a participação de todos os presentes.

Roney Silva de Oliveira, 41 anos, participou do evento. Ele sofreu um acidente de bicicleta que ocasionou um traumatismo crânio encefálico, afetando sua visão.  Ele relatou sobre a dificuldade de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Precisamos de mais oportunidades. A pessoa com deficiência é capaz de trabalhar, estudar e ter momentos de lazer. As palestras foram muito importantes, pois discutiram diversas oportunidades e a inclusão da pessoa com deficiência”, pontuou.

Marlene da Silva, de 53 anos, sofreu um acidente dentro de casa, ela caiu do telhado quando limpava a calha de sua residência. Com o acidente, Marlene teve uma lesão na medula. “Hoje sou atendida por fisioterapeutas no CRER. Estou me adaptando a uma nova rotina”, contou. Ela destacou as principais dificuldades enfrentadas por ela que faz o uso de cadeiras de rodas. “A nossa cidade não tem acessibilidade. São calçadas inclinadas, cheias de buraco e locais públicos sem rampas de acesso para pessoas com deficiência física. Precisamos ser mais incluídos na sociedade”, destacou.

Além das palestras, foram realizadas dinâmicas de Vivências Sensoriais, onde os colaboradores do CRER puderam vivenciar as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia, colocando-se no lugar do outro, utilizando cadeira de rodas, muleta, venda nos olhos, tampão auditivo, pesos nas pernas e braços. As atividades despertaram a inclusão, a conscientização e o respeito ao próximo.

Willian Veloso, Gerente de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria Cidadã, destacou que “o evento foi de grande importância para ressaltar os direitos da pessoa com deficiência e apresentar oportunidade e cursos para que eles possam se qualificar para o mercado de trabalho”.

Ao final do evento, os participantes receberam um kit lanche e uma cartilha com os direitos da pessoa com deficiência, elaborada pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).

Com linguagem simples e objetiva, a cartilha apresenta 15 direitos e lista as entidades que fiscalizam a efetivação das garantias. Traz também o calendário inclusivo, com datas alusivas aos direitos da pessoa com deficiência. 

“O espírito da cartilha é levar conhecimento a quem não tem proximidade com o mundo jurídico. Quando as pessoas têm este tipo de conhecimento sobre os direitos, elas têm a condição de fiscalizar a aplicação da lei”, pontou o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Hebert Batista.

Pessoa com Deficiência

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Índice representa 24% da população do País, que soma 190 milhões de brasileiros. 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo