CRER encerrou o ano formando a 4ª turma do Curso de Operador de Computador

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) entregou no dia 28 de dezembro de 2017, os certificados de conclusão da quarta turma do curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador. Dez pessoas participaram do curso, voltado para pessoas com deficiência, em parceria com o Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS (Fimtpoder) e a Faculdade Senai.

Mailson Alves dos Santos, de 26 anos, foi um dos alunos. O jovem sofreu um acidente de moto em 2016 e fraturou a coluna, e para sua reabilitação é acompanhado pelos profissionais do CRER. “Antes do acidente trabalhava como pedreiro, agora com a conclusão do curso de operador de computador estou em busca de uma oportunidade de trabalho na área administrativa. Vou mudar de área”, contou.

 

Com o término do curso, os alunos têm os currículos cadastrados no banco de dados de empregabilidade e são acompanhados pela assistente social do CRER, com o objetivo de serem inseridos no mercado de trabalho. Para o ano de 2018, o CRER em parceria com o Senai vai oferecer um curso avançado em operador de computador.  

 

Com carga horária de 160 horas, o curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador teve duração de quatro meses e ofereceu aos alunos o aprendizado voltado a informática básica (windows), pacote office, e-mail e redes sociais. Dicas de como se portar em uma entrevista de emprego e formatação de currículo também foram ofertadas.

 

Edson Ramos, 48 anos, é paciente do CRER e se recupera das seqüelas causadas por um atropelamento. Trabalhou desde a sua adolescência em lavoura, e sempre teve receio de manusear o computador. Agora com diploma de operador de computador em mãos foi o escolhido para discursar em nome da turma durante o evento. “Em nome de todos os meus colegas, quero agradecer esta oportunidade que nos foi dada e parabenizar a todos pela perseverança. Eu tinha medo do computador, e eu superei! Destaco que todos aqui venceram mais uma etapa, estamos preparados para enfrentar a sociedade, mostrar que somos capazes e conseguir um espaço no mercado de trabalho”, discursou.

 

O curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador, foi ministrado no Laboratório de Tecnologia Assistiva do CRER, onde são oferecidos atendimentos especializados voltados às pessoas com deficiência utilizando ferramentas de tecnologia assistiva e de informação com foco na acessibilidade digital.

 

A diretora multiprofissional de Reabilitação e Readaptação do CRER, Sônia Helena Adorno de Paiva, ressaltou durante a solenidade que todos são vencedores. “Estou muito feliz em ver o quanto essa turma teve um alto nível de superação. Não mediram esforços para concluir o curso, são todos vencedores! Que vocês possam fazer o bom uso dessa ferramenta e de todos os ensinamentos adquiridos. Com toda certeza, grandes oportunidades de trabalho surgirão”, finalizou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo