Crer debate deformidade da coluna vertebral pediátrica

Evento científico é promovido pela Brazilian Spine Study Group, associação sem fins lucrativos, e reuniu cerca de cem profissionais que atuam nessa área médica

 

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), foi sede do Curso de Deformidades da Coluna Vertebral Pediátrica. O evento científico foi promovido na quinta-feira, 1º, pela Brazilian Spine Study Group (BSSG), associação sem fins lucrativos que atuam no fomento à educação e pesquisa na área da coluna vertebral.

Segundo curso organizado pelo BSSG, o curso reuniu cerca de cem profissionais, entre médicos ortopedistas, neurocirurgiões, residentes, acadêmicos de medicina e fisioterapeutas envolvidos no tratamento de pacientes com patologia na coluna. E contou com a participação de renomados palestrantes, entre eles, os especialistas Mike Kelly e Fábio Ferri. A parte prática do curso foi desenvolvida no Crer; e a teórica, no Castro’s Park Hotel.

A médica Ayrana Soares Aires, especialista em cirurgia de coluna vertebral, veio do Piauí para participar. Para ela, a iniciativa de promover o curso integra vários centros e demonstra a habilidade das unidades de saúde que estão fora do eixo Rio/São Paulo. “É uma forma de mostrar que em outros Estados também existe capacidade técnica para conseguir resolver casos complexos com bastante resolutividade”, pontua.

Caso grave de escoliose

Durante o treinamento, um paciente do Crer com caso grave de escoliose foi operado por uma equipe de especialistas. A cirurgia, que durou mais de sete horas, foi transmitida ao vivo no auditório do hospital. As técnicas usadas durante o procedimento foram as mais modernas para correção de deformidades graves.

Um dos organizadores do evento e médico do Crer, Murio Tavares Daher explica que toda a equipe de profissionais especialistas em coluna do hospital foi envolvida na qualificação. “Realizar um evento científico dessa magnitude no Crer consolida a instituição como referência no tratamento de deformidades complexas da coluna, gera excelência no tratamento desses casos e ainda promove educação e pesquisa na área”, avalia Murio, que é especialista em cirurgia da coluna e deformidades vertebrais. “O encontro foi muito produtivo e, com certeza, teremos mais edições como essa em Goiânia”, acrescenta.

Adolair Júnior (texto e fotos), da Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo