CRER – Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo
Recepção
Telefone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Diretoria
Direção Geral: Luiz Carlos Junio Sampaio Teles
(62) 3232-3000 / crer@crer.org.br
Direção Técnica de Reabilitação: Dr. Ciro Bruno Silveira Costa
(62) 3232-3000 / crer@crer.org.br
Direção Administrativa e Financeira: Paulo César Alves Pereira
(62) 3232-3000 / crer@crer.org.br
Localização
Av. Ver. José Monteiro, 1655 – Setor Negrão de Lima, Goiânia – GO, 74653-230
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), gerida pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), desde sua fundação em 2002. O Crer é o primeiro hospital de reabilitação do Brasil.
Pautado na construção de uma assistência em saúde chancelada pelo conhecimento científico, o Crer tem uma trajetória consistente com o ensino e a pesquisa. O reconhecimento desse trabalho nos elevou, em 2014, ao posto de Hospital Escola, certificado concedido pelos Ministérios da Saúde e da Educação.
A humanização do atendimento, o pioneirismo e a excelência são bases da atuação e história do hospital. Tanto que, em 2016 o Crer se tornava o primeiro hospital de reabilitação do país e o primeiro hospital público do Centro-Oeste a conquistar o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
INFORMAÇÕES
Informações para Visitantes
- Todos devem chegar antes do horário da visita e se dirigir à recepção principal munidos de documentos pessoais para identificação;
- As visitas são realizadas apenas nos horários estabelecidos;
- A visita na UTI é diária com limite de duas pessoas por paciente;
- Nas enfermarias a visita é diária com limite de quatro visitantes por dia, sendo permitida a entrada de duas pessoas por vez;
- Não é permitido adentrar a unidade hospitalar com alimentos;
- A higienização das mãos colabora para a segurança do paciente e do visitante/acompanhante;
- É proibido fumar nas dependências do hospital;
- É proibido fotografar/filmar no hospital;
- Para diminuir o risco de contaminação e segurança do visitante/acompanhante, são recomendados: roupas que cubram o corpo; sapatos fechados, que cubram o peito do pé; cabelos longos preferencialmente presos; bem como evitar o uso de adornos, brincos, pulseiras, relógios, anéis etc.;
Na UTI, não é permitido ao visitante:
- Realizar a visita trajando shorts, camisetas regatas, bonés/chapéus, mini-blusas, mini-saias, sem calçados e/ou com vestimentas que não sejam adequadas ao ambiente hospitalar;
- Entrar com arranjos florais, imagens sacras e orações impressas;
- Utilizar aparelho celular;
- Dirigir-se a outros leitos;
- Entrar com alimentos;
- Tirar fotos e/ou realizar filmagens do paciente ou da unidade hospitalar;
- Adentrar a UTI, portando bolsas, sacolas e demais objetos.
Orientações para Acompanhantes
- O paciente tem direito a um acompanhante (maior de 18 anos) durante o tempo que estiver internado;
- Só leve objetos de uso pessoal para o paciente quando solicitado;
- A troca de acompanhantes só é permitida nos horários estabelecidos, devendo permanecer sempre próximo ao paciente, cumprindo as normas do hospital e orientações da equipe assistencial.
Estrutura
- 50 Consultórios Multiprofissionais;
- 20 leitos de UTI Adulto;
- 8 Salas Cirúrgicas;
- 8 leitos de Recuperação Pós-Anestésica;
- 156 leitos de Internação;
- 5 Ginásios de Reabilitação;
- 4 Piscinas de Hidroterapia;
- 1 Centro de Diagnóstico Completo;
- 1 Laboratório de Marcha;
- 1 Central de Material e Esterilização;
- 1 Oficina Ortopédica;
- 1 Caminhão (carreta) adaptado para atendimento itinerante, entre outros.
2004 – Abertura de 62 leitos de Internação
Abertura do Serviço de Equoterapia
2005 – Abertura de duas salas do Centro Cirúrgico
2011 – Expansão: hospital saltou de 8.823m para 27.089,97m
Ampliação da capacidade de atendimento: abertura de 74 novos leitos de internação, 6 salas de cirurgia, 5 ginásios para reabilitação e 2 piscinas;
2017 – Início das atividades da Oficina Ortopédica Itinerante;
2018 – Inauguração do novo Centro de Diagnóstico Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, com área total de 3,5m;
2019 – Abertura de 20 novos leitos de internação.
Atendimento em Clínicas e Terapias
Atendimento em Clínicas: Amputados, doenças neuromusculares, deficiência visual, deficiência intelectual, deficiência auditiva, neurologia adulto, neurologia infantojuvenil e ortopedia.
Terapias
Ambulatorial – Arteterapia, atividades educativas, avaliação neuropsicológica, grupos terapêuticos e atendimentos das especiliadades multiprofissionais nas clínicas e serviços disponibilizados.
Internação – Atendimento multiprofissional em unidades clínicas, cirúrgicas reabilitação e terapia intensiva.
Leitos
176 leitos.
Exames e Especialidades Médicas
Exames: Laboratoriais diversos, radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, doppler, urodinâmica, BERA, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroneuromiografia, eletroencefalograma, mamografia, audiometria, endoscopia digestiva alta, broncoscopia, oftalmológicos, análise de marcha e espirometria.
Especialidades Médicas: Acupuntura, Angiologia, Cardiologia, Neurologia, Neuropediatria, Clínica Médica, Oftalmologia, Ortopedia, Fisiatria, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Genética Médica, Infectologia, Urologia, Endocrinologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica e Cirurgia Vascular, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Musicoterapia, Arteterapia e Pedagogia.
Serviços
Acesso ao Atendimento: Para ter acesso ao atendimento do Crer, é preciso ir a uma unidade básica de saúde (Cais, Ciams, PSF, Unidade Básica de Saúde – UBS, Centro de Saúde da Família, Postos de Saúde) do município que o paciente mora, onde deverá se consultar com o médico daquela unidade;
Após essa consulta, caso julgue necessário, o médico deverá pedir um encaminhamento para outros especialistas. Esse encaminhamento será conduzido pela Secretaria de Saúde do município que o paciente reside. É a Central de Regulação Municipal que vai agendar a consulta com o especialista no Crer;
Os serviços do Crer, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são agendados pela Secretaria Municipal de Saúde, obedecendo ao preceito de regulação do SUS. As vagas para atendimento no Crer são disponibilizadas eletronicamente à SMS, que é responsável por realizar o agendamento.
Atividades da Vida Diária (AVD): Espaço terapêutico complementar que permite aos pacientes ter a oportunidade de vivenciar, em um ambiente seguro e sob supervisão da intervenção terapêutica, a prática de suas AVD’s. As terapias possibilitam ao paciente desenvolver autonomia, pertencimento, participação, autoestima e satisfação com a vida e o viver.
No local são realizados atendimentos individuais e em grupos terapêuticos com apoio da equipe multiprofissional. Os atendimentos têm duração em média de 30 minutos para os atendimentos individuais e de 1h à 1h30 para os grupos terapêuticos.
Agendamentos de Consultas Médicas:
Para solicitação de pré-agendamento de exames, acesse este link ou por meio do canal de atendimento (62) 3232 3000 / (62) 3232 3232.
A solicitação será analisada e agendada conforme a capacidade de atendimento.
Para agendamentos entre em contato por meio do canal de atendimento.
Telefones: (62) 3232-3232 / (62) 3232-3000 / (62) 3232-3245 / (62) 3232-3246.
Os agendamentos de consultas são realizados pela Central de Agendamentos e Confirmações após encaminhamento interno e de acordo com a capacidade dos serviços.
Os atendimentos têm duração, em média, de 40 minutos para os individuais e de 1h para os grupos terapêuticos. Essa modalidade possibilita a reinserção social da pessoa com deficiência através do esporte adaptado.
Além da cirurgia de implante coclear, o hospital disponibiliza também acompanhamento médico e terapêutico para o paciente à espera da cirurgia ou no tratamento pós-cirúrgico. Os atendimentos são realizados de forma individualizada por uma equipe interdisciplinar composta por médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.
Além disso, o laboratório possui outro grande objetivo, a produção de conhecimento e de pesquisa na área da saúde.
As terapias promovem vida independente e maior participação do sujeito em suas atividades de vida diária básicas, práticas e laborais, oportunizando inclusão social.
Com foco em ofertar assistência integral ao paciente do Crer, o serviço de Odontologia conta com profissionais capacitados para atendimentos nas especialidades de periodontia, endodontia, dentística e pediatria.
O trabalho da Oficina Itinerante é feito a bordo de um caminhão adaptado para a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população.
A Oficina faz parte do programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Goiás. Todo o atendimento realizado no caminhão é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde.
O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional capacitada, formada por técnicos ortopédicos, auxiliares de órteses, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, equipe administrativa e de atendimento na recepção. A oficina também possui um profissional atestado pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC).
O serviço busca resgatar o convívio familiar e a socialização entre o paciente e seus familiares. Bem como oferecer ações de promoção a saúde, prevenção, tratamento e reabilitação no domicílio.
O serviço conta com uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiro, técnico em enfermagem, médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista e fonoaudiólogo. As visitas são realizadas conforme os critérios de elegibilidade do paciente na admissão, podendo ser de 1 a 2 vezes por semana. O paciente que está em uso de antibioticoterapia recebe a visita diariamente para a administração do medicamento.
A fundamentação legal do serviço está regulamentada pela Portaria Ministerial de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017, que “redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do SUS” e a Portaria Municipal de nº 380/2019, que “estabelece as normas e as diretrizes referentes à organização da Atenção Domiciliar de Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia”.
Para ter acesso ao serviço é preciso:
- Residir em Goiânia;
- Ser paciente do Crer;
- Ter relatório médico atestando a necessidade do acompanhamento em casa;
- Atender aos critérios de elegibilidade no momento da triagem de admissão no serviço;
- Ter contexto familiar, domiciliar, comunitário e ambiental que garanta instalação do serviço em condições adequadas de higiene, espaço físico e saneamento;
- Presença de um cuidador, o qual é orientado pela equipe de saúde e compartilha com esta os cuidados do paciente.
Recursos Humanos
xyz colaboradores (celetistas, estatutários, PJs e terceirizados).
Prêmios, Títulos e Acreditação
2006 – Certificado na Norma ISO 90001 versão 2000.
2012 – Habilitado junto ao Ministério da Saúde para a realização de procedimentos de alta complexidade: traumato-ortopedia, audiologia e implante coclear.
2013 – Habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, ofertando atendimento nas quatro modalidades de deficiência: auditiva, visual, física e intelectual.
2014 – Certificado como Acreditado Pleno – nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
2014 – Certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino.
2015 – Certificado na Norma ISO 9001 versão 2008.
2016 – O Crer se tornou o primeiro hospital de reabilitação do País e o primeiro hospital público do Centro-Oeste com o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação – ONA.
2018 – Certificado na Norma ISO 9001 versão 2015.
2019 – Recertificado como hospital Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação – ONA.
2021 – Recertificado na Norma ISSO 9001 versão 2015.
Projetos e Programas
Voluntariado – O Crer possui um programa de voluntariado para quem tem interesse em ajudar o próximo e doar um pouco do seu tempo de maneira solidária. Para informar-se sobre o voluntariado entre em contato:
Telefone: (62) 3232 3054
E-mail: voluntariado@crer.org.br
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.
Ensino e Pesquisa – Pautado na construção de uma assistência em saúde chancelada pelo conhecimento científico, o Crer tem como missão reabilitar e readaptar a pessoa com deficiência, promovendo a excelência na experiência do usuário do SUS, fundamentando-se no ensino e na pesquisa. Pilar que nos fez, já no nosso primeiro ano de história, investir na promoção anual da Jornada Científica da instituição, momento dedicado à qualificação do profissional da saúde e a troca de experiências em torno de evidências científicas.
Imbuído também do compromisso em contribuir com a formação e especialização de novos profissionais da saúde, o Crer tem uma trajetória consistente com os Programas de Residências Médica e Multiprofissional.
Em 2007 iniciamos a formação de profissionais médicos na especialidade de Medicina Física e Reabilitação. Em 2012, 2014 e 2015 registramos a abertura das residências médicas nas especialidades de radiologia, anestesiologia e otorrinolaringologia, respectivamente.
Juntos, os programas já formaram 83 especialistas médicos nessas áreas, profissionais estes que contribuem com a assistência em saúde ofertada no país.
Nesta seara, demos início, também em 2015, ao Programa de Residência Multiprofissional do Crer, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Com foco na formação de profissionais especialistas em saúde funcional e reabilitação, ofertamos vagas nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Até o momento, 43 profissionais tornaram-se especialistas na instituição.
Além dos Programas de Residência, a instituição conta ainda com iniciativas como o Programa de Aperfeiçoamento Profissional, que já formou 389 profissionais em diversas áreas, e o Treinamento Avançado Médico, especialização robusta nas áreas de ortopedia de quadril e coluna, cirurgia plástica com foco na rinoplastia e radiologia por imagem.
A instituição também é um rico campo de estágio curricular para Universidades conveniadas, recebendo, desde 2008, uma média de 400 alunos por ano.
O reconhecimento de todo esse trabalho no campo do ensino e da pesquisa nos elevou, em 2014, ao posto de Hospital Escola, certificado concedido pelos Ministérios da Saúde e da Educação.
Em agosto de 2021, o Crer fez história ao inaugurar o primeiro Programa de Mestrado em Otorrinolaringologia do Centro-Oeste. Um Projeto de Cooperação entre a Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Crer para a Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI), estabeleceu o hospital como instituição receptora do Programa de Pós-Graduação em Medicina (PPGM), nível mestrado, na área de concentração – especialidade otorrrinolaringologia.
Ouvidoria e SAC
Ouvidoria
Em caso de elogios, reclamações ou sugestões, entre em contato com o SAU/Ouvidoria por meio dos canais de atendimento:
Telefones: (62) 3142-8557 / 3142-8625 / 0800-643-3700 / 136
E-mail: ouvidoria@crer.org.br
Site: agirsaude.org.br
Presencial: Recepção Central (solicitar senha para Ouvidoria)
Atendimento da ouvidoria: De segunda a sexta-feira, das 08h às 18:00h, exceto feriados.


