Cremic oferta atendimento ao público com Mutirão de Cuidados Coletivos
Iniciativa marca início das celebrações do aniversário de 39 anos do Cremic, unidade da SES-GO especializada em terapias holísticas

O Centro de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, nesta quarta-feira (06/08), o 3º Mutirão de Cuidados Coletivos. O evento, que contou com a presença de servidores, pacientes e população em geral, marcou o início das celebrações alusivas ao aniversário de 39 anos da unidade, comemorado em 20 de agosto.
O 3º Mutirão de Cuidados Coletivos teve uma vasta programação de terapias realizadas em grupo, entre elas a Roda de Chá, Trilha da Cura, Constelação Familiar, Terapia Comunitária Integrativa e Dança Circular. A diretora-geral do Cremic, Tânia Vaz, destacou que o evento também visou a divulgação do atendimento de excelência e de humanização proporcionado pela unidade, a eficiência das práticas coletivas e a importância do autocuidado.
O mutirão teve início com a Roda de Chá. A prática, conforme Tânia Vaz, possibilitou aos participantes degustar e sentir delicadamente o aroma da bebida. “A Roda de Chá promove o autoconhecimento e o domínio do corpo e do cérebro”, acentua a diretora. Na sequência foi realizada a Trilha da Cura – Meditação Andando, consistiu em uma caminhada pela área arborizada da unidade, com momentos de meditação e uso de técnicas de respiração.
Tânia Vaz informou que a Trilha da Cura é fundamentada na terapia conhecida como Banho da Natureza, muito utilizada no Japão. “Os estudos revelam que essa prática japonesa proporciona uma série de benefícios, entre os quais a redução dos níveis de ansiedade, de pressão arterial e diabetes”, acentuou. Da mesma forma, a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) proporciona a harmonia, por meio da exposição coletiva de problemas e situações conflituosas.
A realização do mutirão proporcionou a sensação de bem-estar ao tecnólogo em logística, Orlando Mourão, de 48 anos. “Todas essas práticas integrativas são importantes para silenciar a mente, para nos acalmar e proporcionar leveza”, enfatizou. Ele informou que há cerca de três anos faz tratamento para depressão na medicina tradicional. Apesar de sentir que está melhorando, optou por buscar outras formas de assistência para aliviar os sintomas do agravo.
Maria José Silva (texto) e Shirley Raquel (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO


