Cremic completa 38 anos de assistência fundamentada na abordagem holística
Unidade do Governo de Goiás fundada em 1986 oferta à população 16 práticas integrativas com princípios escuta acolhedora e abordagem centrada na pessoa e não na doença
O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) completa 38 anos de atendimento diferenciado à população, fundamentado na abordagem holística. A data começou a ser celebrada na terça-feira (20/08), com a realização do Seminário sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, organizado pela equipe da unidade do Governo de Goiás e realizado no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás. As comemorações prosseguem nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), com a realização do 2º Mutirão de Cuidados Coletivos e de Oficinas de Saúde.
A cerimônia de abertura das festividades contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Sérgio Vêncio; da superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos Pereira; e da diretora-geral do Cremic, Tânia da Silva Vaz, entre outras autoridades. Durante a solenidade, houve a apresentação musical do Grupo Encantos, formado por servidores da SES-GO, e a evolução Reconhecendo o Caminho: Anciã do Tempo, com a psicóloga e psicoterapeuta corporal do Cremic, Nilda Lopes.
Tânia Vaz fez um histórico detalhado da unidade, fundada em 1986 e denominada inicialmente Hospital de Medicina Alternativa de Goiás. Ela acentuou que inicialmente a unidade ofertava as práticas de ayurveda, fitoterapia e homeopatia e fornecidos fitoterápicos, plantas medicinais e fórmulas trazidas pelos médicos indianos.
Práticas integrativas
A diretora do Cremic acentuou que, com o passar do tempo houve, o avanço com a integração de outras práticas integrativas. Atualmente, o Cremic disponibiliza aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) 16 das 29 práticas previstas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. “As práticas integrativas são abordagens que atuam no campo energético e sutil, são seguras e eficazes. Elas têm como princípios a escuta acolhedora e a abordagem holística”, destacou a diretora-geral do Cremic.
Em seu pronunciamento, o secretário adjunto Sérgio Vêncio assinalou que a atuação dos servidores do Cremic vai além de um trabalho sistemático. É, antes de tudo, uma filosofia de vida. Ele destacou a importância do envolvimento dos profissionais para que a unidade e as práticas integrativas tenham cada vez mais visibilidade e reconhecimento por parte da população e da comunidade científica. “É fundamental que todos que trabalham com práticas integrativas sejam exemplo”, enfatizou.
Sérgio Vêncio citou como exemplos estudos realizados pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que usaram a cromoterapia com a luz vermelha para tratamento da dor muscular e também a cromoterapia com a cor verde associada à iluminação da floresta para o tratamento da dor de cabeça. Ambos obtiveram resultados positivos.
O seminário também teve em sua programação a mesa-redonda O Caminho das Práticas Integrativas em Goiás, com a participação de Tânia Vaz; do coordenador estadual de Promoção à Saúde, Hamilton Amorim Rezende, do doutor em Ciências da Saúde Danilo Maciel Carneiro; e da subcoordenadora de Ambulatório do Cremic, Luciana Santana.
Veja a programação completa das comemoração dos 38 anos do Cremic neste link:
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial da SES-GO