Conecta SUS se consolida como referência em todo o País

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) encerra a atual gestão compartilhando experiências e projetos exitosos, que muito contribuem para o desenvolvimento e avanço das ações de saúde. Uma das iniciativas que se tornou referência em vários Estados brasileiros é o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS) Zilda Arns Neumann, que é instalado na sede da SES-GO, no Parque Santa Cruz.

Inaugurado em dezembro de 2014, o Conecta SUS começou a funcionar efetivamente em meados de 2015. Logo em seguida, foi se firmando e se consolidando como uma unidade modelo para todo o País, no qual estão reunidos indicadores e informações variadas sobre saúde. Já início da gestão o Conecta SUS passou a receber visitas de comitivas de vários Estados, de ministérios, instituições de ensino e até de outros países.

Desde sua inauguração até hoje, o Conecta SUS já foi visitado por representantes de 24 Estados mais o Distrito Federal, além de cinco comitivas Internacionais (China, Canadá, Burkina Faso, Dinamarca e Moçambique). O centro funciona como um espaço para monitorar, em tempo real, as informações em saúde dos 246 municípios do estado de Goiás. Isso possibilita que técnicos desenvolvam ações, projetos e políticas de saúde para enfrentar os problemas que surgem no Estado, dando aos gestores a oportunidade de tomarem decisões cada vez mais rápidas e assertivas.

O sucesso do Conecta SUS incentivou autoridades e gestores a estruturarem centros semelhantes. Nesta quarta-feira, 14 de novembro, por exemplo, a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe lançou o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (CIDES). O modelo adotado é o mesmo do Conecta SUS Zilda Arns Neumann.

Centros semelhantes ao Conecta SUS já foram efetivamente implantados com a assessoria técnica de equipes da SES-GO, como no Ministério do Desenvolvimento Social e nos Estados do Tocantins e do Maranhão. Além de Sergipe, o centro está em estruturação no Ceará, Santa Catarina e Paraná. Todo o lançamento do CIDES, em Aracaju, aconteceu durante o Seminário Estadual “O Impacto do Monitoramento nas Políticas de Saúde”. O evento contou com a presença do gerente do Conecta SUS da SES-GO, Jean Pierre Pereira, que ministrou a palestra sobre o tema “A informação como ferramenta da gestão para tomada de decisão em saúde”.

Maranhão

O Conecta SUS DO Maranhão foi entregue em outubro pelo governador daquele Estado, Flávio Dino. O novo serviço terá a finalidade de subsidiar o planejamento de ações estratégicas dos gestores daquele Estado no âmbito estadual e municipal, possibilitando o monitoramento de 71 indicadores de saúde para diagnosticar e planejar a gestão da Saúde.

Durante a solenidade de inauguração, o governador Flávio Dino destacou que o Conecta SUS é o emprego de inteligência, indicadores e informática para que seja feito o monitoramento num prazo mais curto da situação do Sistema Único de Saúde a partir de 71 indicadores diferentes. “É como se nós saíssemos da era da bússola para o GPS, um avanço de séculos na qualidade do processo decisório da SES.”

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo