Comunicação realiza oficina de preparação para conteúdos da Rede Nacional de Dados em Saúde

Goiás é um dos sete estados piloto na implantação da Federalização da RNDS, com o Governo Federal, e já disponibilizou mais de 60 milhões de dados desde o ano passado

Federalização da RNDS vai permitir que o cidadão tenha acesso seguro às suas informações em saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Comunicação Setorial (Comset), realizou nesta terça-feira (14/01), a primeira oficina de alinhamento para produção conteúdos e campanhas relativas à Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde, a RNDS. Goiás é um dos estados que participam do projeto piloto da Federalização da RNDS, que servirá de modelo para o restante do país. A equipe de jornalismo e Mídias Sociais da Comset conheceu a iniciativa e deu início ao planejamento das peças que serão produzidas para a primeira campanha interna sobre o assunto.

O Projeto de Federalização da Rede Nacional de Dados de Saúde é uma iniciativa estratégica do Governo Federal, que visa integrar de forma eficaz os sistemas e dados de saúde em diferentes níveis federativos. Nesta etapa inicial, o projeto permitirá que os estados tenham acesso direto e eficiente aos dados da RNDS, respeitando os preceitos éticos de privacidade e confidencialidade. Isso facilita uma gestão de saúde mais integrada e promove maior eficiência, eficácia e efetividade. Também participam do projeto os estados do Espírito Santo, Tocantins, Piauí, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e Ceará.

A iniciativa visa integrar de forma eficaz os sistemas e dados de saúde em diferentes níveis federativos. O projeto piloto começou em 2024 e no segundo semestre foram realizadas capacitações com as equipes de todos os estados que participam do piloto. A expectativa para 2025 é de consolidação e maturação das iniciativas nos oito estados, além da expansão para o restante do país.

A chefe da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Iara Silva Lourenço, explica que neste momento a equipe de comunicação realiza o planejamento das formas eficientes de comunicar o projeto para os servidores da própria secretaria. “Primeiro, vamos alinhar os conhecimentos dentro da própria secretaria, falando dos benefícios e desafios da federalização da RNDS, depois vamos para uma segunda etapa de comunicar o projeto para todos os trabalhadores da saúde no estado e posteriormente, para o cidadão e a imprensa. Todos vão se beneficiar com o acesso seguro das informações em saúde”, destaca.

Atualmente a informação em saúde é fragmentada em vários sistemas e plataformas. A federalização vai permitir que os estados tenham acesso direto e eficiente aos dados em saúde. O objetivo é facilitar uma gestão de saúde mais integrada e promove maior eficiência, eficácia e efetividade. Goiás já possui grande quantidade de dados na RNDS, entre eles informações sobre prontuários, regulação, registros de exames laboratoriais, vacinas aplicadas, autorização de internações hospitalares, registrou de prescrições de medicamentos, atestados, autorização para procedimentos de alta complexidade, registros de regulação assistencial e de atendimento clínico. Goiás já disponibilizou mais de 60 milhões de informações para a RNDS desde o ano passado.

Entre os principais benefícios da plataforma estão a continuidade do cuidado, pois todas as informações do cidadão como atendimentos anteriores, exames realizados, alergias, e vacinas, por exemplo, estarão a disposição da equipe médica e do próprio paciente. A plataforma também vai possibilitar o acesso à informações consolidados que vão subsidiar a elaboração e avaliação de políticas públicas em saúde. Três versões de aplicativos vão garantir o acesso às informações: Meu SUS Digital, feito para o cidadão e que já está disponível para download, SUS Digital Profissional e SUS Digital Gestor, ambos em elaboração. Outros benefícios como redução de erros e redundâncias, eficiência operacional, cuidado centrado no paciente e melhor comunicação e engajamento também serão possíveis.

Foto: Iron Braz

Comunicação Setorial/Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo