Combate à sepse é tema de palestra no Ceap-Sol

Iniciativa da Centro Estadual e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) tem como objetivo reforçar as ações em prol da segurança do paciente

Pâmela Rosa explica que a sepse é uma doença grave e que precisa de diagnóstico precoce

Profissionais do Centro Estadual e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) participaram, nos dias 28 e 29 de setembro, de uma palestra sobre sepse, visando alertar sobre os cuidados necessários para assegurar a segurança dos pacientes.

A ação, ministrada pela infectologista Pâmella Wander Rosa, reuniu profissionais administrativos e assistenciais da unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes  (ISG) em Goiânia. Pâmella destacou que a sepse é um inimigo silencioso. "Trata-se de uma doença grave, mas que se diagnosticada precocemente pode ser combatida, reduzindo o risco da mortalidade", destaca.

A médica explicou que a sepse é conhecida popularmente como infecção generalizada, mas que na verdade é uma resposta inflamatória do corpo a uma infecção. Ela também detalhou como é feita a abertura do protocolo de sepse e os fatores de risco para a ocorrência da infecção.

Segundo a infectologista e diretora técnica do Ceap-Sol, Thais Safatle, a sepse é considerada um problema de saúde pública e uma das principais causas de óbito em unidades hospitalares, ou seja, deve ser uma preocupação constante nessas instituições. "Atuar na prevenção, com a orientação dos nossos colaboradores, garante a promoção de um cuidado mais seguro", afirma.

Aline Santos (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo