Cine Gerpop aborda saúde para pessoas privadas de liberdade no sistema prisional

Evento promovido pela Gerpop/Spais/SES-GO e aberto ao público reúne, nesta quinta-feira, dois curtametragens e roda de conversas, no Conselho Estadual de Saúde

O Cine Gerpop, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) vai abordar, nesta quinta-feira (23/10), a política de saúde voltadas às pessoas privadas de liberdade no sistema prisional. Em sua quinta-edição, serão apresentados dois curtametragens, das 9h às 12 horas, no auditório do Conselho Estadual de Saúde (CEE-GO). O evento é aberto, gratuitamente, a servidores da SES-GO e à população em geral.

De acordo com a subcoordenadora de Educação Permanente e coordenadora do projeto Cine Gerpop, Daya Laryssa, as duas produções foram cuidadosamente selecionadas. “Elas abordarm os aspectos do cuidado em saúde da pessoa privada de liberdade, nos aproximando das vivências dessa população com todas as suas necessidades, barreiras e desafios enfrentados por estarem na condição de pessoa privada de liberdade”, resumiu.

“E despertam a sensibilidade, a reflexão e olhar mais humano diante das diversas realidades que compões nossa sociedade”, ressaltou ainda Daya Larissa. A exemplo das demais edições, logo após a exibição dos curtas, o evento contará com roda de conversa com convidados ilustres, que compartilharão vivências e desafios na atuação da saúde das pessoas privadas de liberdade.

Realizado pelas Subcoordenações de Atenção à Saude das Pessoas Privadas de Liberdade e da de Educação Permanentepor da Superintendência de Políticas e Atenção Integral (Spais), O Cine Gerpop busca unir conhecimento, respeito e inclusão, promovendo momentos de aprendizado coletivo e reafirmando nosso compromisso com a dignidade e os direitos das populações específicas.

“Com esse e outros trabalhos, Gerpop/Spais/SES-GO trabalham e respeitam todos os pilares do Sistema Único de Saúde (SUS), que são a universalidade, integralidade e equidade”, explica a subcoordenadora. Ela destaca que, dos três pilares, a equidade recebe maior foco da Gerpop, em virtude das especificidades e vulnerabilidades das populações específicas que são atendidas. “A participação do público será fundamental para que possamos construir juntos um espaço de diversidade, visibilidade e respeito”, reforçou.

SERVIÇO
Quinta edição do Cince Gerpop debate politicas de saúde para pessoas privadas de liberdade no sistema prisional
Data: 23/10/2025
Horário: 9:00 às 12:00 horas
Local: Auditório CES (Edifício Vera Lúcia, 7º andar, Setor Oeste)

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo