Cenário de casos de Srag e dengue em Goiás marca discussões da 5ª Reunião Ordinária da CIB de 2025
SES-GO fez alerta sobre a necessidade de planejamento e mobilização dos municípios na prevenção e combate às doenças

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO) discutiram, nesta quinta-feira (24/07), o avanço dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) – que já somam cerca de 7.500 notificações no estado – e a necessidade de ampliação da vacinação da população contra Influenza.
Durante a reunião, o titular da SES-GO, Rasível Santos, alertou aos municípios da necessidade de mobilização da população para reduzir o número de internações por Srag. Atualmente, a ocupação das unidades estaduais é superior a 80% para os leitos de enfermaria e ultrapassa 90% para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Estamos deixando de atender os casos eletivos porque os leitos são ocupados com pacientes com Srag, doença que é evitável por meio da vacinação. Temos que combater a desinformação sobre a vacina”, completou.
A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES-GO, Cristina Laval, elogiou os 61 municípios que mudaram as estratégias e conseguiram imunizar mais de 50% da população, enquanto o índice no estado é de 41,68%. “Eles colocaram as equipes nas ruas, foram onde a população está e adotaram estratégias novas e compatíveis com cada território”, acrescentou.
Cristina Laval alertou também para a possiblidade de aumento de casos de dengue no fim do ano, devido à sazonalidade da doença. Segundo ela, as cidades da região Macro Sudoeste estão entre as que mais registram casos de dengue, mesmo no período de seca. “Estamos fazendo reuniões para nos preparar para o início das chuvas e evitar a explosão de casos”, acrescentou.
Rede Nascer
O lançamento da Rede Nascer também foi pauta da 5ª reunião ordinária da CIB. O projeto, que visa monitorar e dar assistência a todas as gestantes em Goiás e os filhos até 2 anos de idade, será lançado no dia 17 de setembro de 2025. Em agosto, será ativado o call center da Rede Nascer, quando as mulheres do banco de dados da SES-GO vão começar a receber as mensagens informativas por meio do WhatsApp. Segundo o secretário Rasível Santos, o objetivo é reduzir mortalidade materno infantil, dando condições de planejamento, pré-natal e partos com melhor assistência.
Capacitação
Entre as pautas apresentadas na reunião ordinária da CIB, esteve a realização da 9ª Jornada Científica da SES-GO, com o tema “Boas Práticas Científicas”. O evento está marcado para dia 11 de setembro de 2025, no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás. O prazo para submissão dos trabalhos segue até dia 10 de agosto.
Durante os “informes” também foi apresentada a imersão “Espaços de Governança – uma Construção Coletiva, que será realizada no dia 20 de agosto de 2025. O objetivo é o alinhamento de fortalecimento das CIMS e CIRs de acordo com as novas diretrizes regimentais. Segundo o subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Luciano de Moura Carvalho, as ações serão otimizadas com a mudança do regimento. “Será um avanço para os espaços de governança que estarão mais alinhados com as diretrizes da SES-GO” acrescentou.
Karine Pinheiro (texto) e Marco Monteiro (foto) / Comunicação Setorial


