Capacitação de técnicos e agentes de saúde marca debates da nona reunião da CIB

Encontro virtual da SES-GO e Cosems-GO delibera sobre Oficina de Sistemas de Faturamento para os Municípios, Rede Nascer em Goiás, projetos e investimentos na saúde

Tela de parte do conteúdo do curso de capacitação apresentado durante a nona edição da CIB

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO) realizaram, na segunda-feira (24/11), a 9ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para deliberar sobre temas importantes visando melhorias na saúde pública no Estado.

Durante o encontro, realizado em ambiente virtual, foi divulgada a nova data de realização da Oficina de Sistemas de Faturamento para os Municípios de Goiás, nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2026, na Escola de Saúde de Goiás, em Goiânia. De acordo com a superintendente de Regulação, Controle e Avaliação da SES-GO, Lorena Mota, o evento voltado para os técnicos que atuam nos municípios será realizado em conjunto com o Cosems-GO. “É uma oportunidade para que os profissionais se capacitem e utilizem as ferramentas de gestão da melhor forma possível”, afirmou.

Já a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Amanda Melo, alertou sobre a importância da Capacitação Rede Nascer em Goiás para os Agentes Comunitários de Saúde, realizado na segunda-feira. Segundo ela, o curso visa treinar os profissionais que atendem as gestantes nos municípios.

“É importante que eles se capacitem para realizar as visitas nos territórios e divulgar o novo serviço que visa à redução da mortalidade de gestantes e bebês no Estado. Precisamos da adesão de todos, para que o programa chegue ao maior número de mulheres atendidas”, alertou. A gravação do curso, realizado pela internet, pode ser acessado no canal da SES no Youtube (clique aqui).

O subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho, lembrou que a Rede Nascer, por meio do call center 155, está disponível em todo o Estado. O serviço reúne 150 atendentes, todas mães experientes, que atuam como “madrinhas”. Ao ligarem para o 155, as gestantes, mães e pais de crianças de até 2 anos se cadastram para receber um acompanhamento individualizado que inclui monitoramento dos principais exames, consultas e vacinas; orientações para uma gestação saudável; e apoio em casos de intercorrências.

“Precisamos do engajamento dos gestores municipais para que orientem suas equipes de saúde que vão divulgar e orientar as mulheres sobre a importância da prevenção de intercorrências, através do pré-natal, vacinação e acompanhamento da saúde dos recém-nascidos até os 2 anos de idade”, alertou o subsecretário.

Durante a 9ª Reunião Ordinária da CIB, representantes da SES-GO e Cosems-GO também discutiram e pactuaram sobre 26 projetos e solicitações de recursos por parte dos municípios para investimentos na Saúde.

Karine Pinheiro/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo