Aviso Nota Informativa – Cemac Juarez Barbosa

A Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Integral à Saúde (Subvais), da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais), da Gerência de Assistência Farmacêutica (Geraf) e do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), unidade gestora do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, emite esta Nota Informativa para esclarecer sobre o desabastecimento do medicamento ADALIMUMABE 40 mg.

O ADALIMUMABE 40mg está incluído na Relação Nacional de Medicamentos – RENAME, pertencente ao Grupo 1A do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). É disponibilizado para o tratamento de Artrite psoríase, Artrite reumatoide e artrite idiopática juvenil, Doença de Crohn, Espondilite ancilosante, Espondilite inflamatória, Hidradenite supurativa, Psoríase, Uveítes.

A responsabilidade de financiamento e aquisição do ADALIMUMABE 40mg é do Ministério da Saúde (MS). É fundamental que a distribuição do medicamento siga os critérios estabelecidos nos Protocolos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do MS. Os estados são responsáveis pelo recebimento, armazenamento e dispensação aos pacientes elegíveis conforme os PCDTs.

A distribuição trimestral dos medicamentos do grupo 1A pelo MS aos estados é realizada trimestralmente. No entanto, houve problemas com a entrega programada para o 2º e 3º trimestres em relação ao ADALIMUMABE 40mg.

O MS informou sobre as dificuldades nas compras em 2023 e um novo processo está em andamento para aquisição em 2024. O Cemac JB destaca a espera pela realização de um pregão em julho de 2024 para garantir o fornecimento do medicamento.

Diante da falta do medicamento ADALIMUMABE 40 mg, a SES/GO recomenda aos prescritores a substituição por outros Medicamentos Modificadores do Curso da Doença – MMCD biológicos ou sintéticos alvo específico contemplados nos PCDTs, avaliando o perfil e necessidades de cada paciente.

A equipe técnica do Cemac JB está à disposição para mais esclarecimentos e acompanhamento da situação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo