Aspectos Éticos em Pesquisa é tema de curso autoinstrucional da SES

Capacitação é oferecida totalmente on-line pela unidade do Governo de Goiás, por meio da ESG, para profissionais de saúde e comunidade em geral

Minicurso autoinstrucional oferecido pelo Governo de Goiás/SES é totalmente on-line

A pandemia causada pela Covid-19 aprofundou as discussões sobre ciência, pesquisa e a importância da relação ética no desenvolvimento das experimentações em seres humanos nos mais diferentes padrões. Pensando nisso, o Governo de Goiás, por meio da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (ESG), oferece para profissionais de saúde e comunidade em geral o minicurso totalmente on-line Aspectos Éticos em Pesquisa. A capacitação faz parte de um projeto da ESG de 17 minicursos autoinstrucionais com temas relacionados à metodologia científica.

Este é o sétimo curso do projeto lançado na plataforma virtual de ensino educa.saude.go.gov.br durante o ano de 2020. Aspectos Éticos em Pesquisa tem como objetivo de aprendizagem que os participantes conheçam os fundamentos históricos de ética e bioética, compreendam os códigos e leis que normatizam a pesquisa, caracterize os aspectos éticos que envolvem pesquisa social e realizem uma discussão sobre o plágio e as consequências éticas.

A capacitação tem carga horária de 20 horas e é autoinstrucional. A grande vantagem dessa modalidade de educação a distância (EaD) é que pode ser realizada a qualquer momento pelos participantes. Dessa forma, cada aluno determinará o tempo que destinará para fazer o curso, tendo como prazo máximo o período de um mês, a contar a partir da data do primeiro acesso ao conteúdo do curso.

Metodologia
Desde o mês de abril, o projeto de minicursos autoinstrucionais tem lançado as capacitações na plataforma EaD da ESG. Conhecimento Científico e Métodos de Pesquisa Científica, Pesquisa Epidemiológica, Escrita e Publicação do Artigo Científico e Pesquisa Bibliográfica foram os temas abordados nos primeiros seis cursos de autoaprendizagem. 

O projeto, idealizado pela Coordenação de Pesquisa da ESG, foi concebido à luz das discussões dos diversos entes que compõem o SUS em Goiás quanto à necessidade de instrumentalizar os profissionais de saúde sobre temas relacionados à pesquisa científica. A expectativa é de que, até o mês de dezembro, todos as capacitações estejam disponíveis na plataforma de ensino à distância da ESG.
Para acessar o curso clique no endereço educa.saude.go.gov.br
 

Gabriel​a Dutra (texto e foto)/Escola de Saúde de Goiás

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo