Análise Crítica de Indicadores é tema de treinamento no Crer 

Capacitação faz parte do cronograma de atividades do Programa Qualidade na Prática da unidade de saúde do Governo de Goiás

Colaboradores do Crer participam do treinamento no Programa Qualidade na Prática

Profissionais do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) participaram de mais um treinamento do Programa Qualidade na Prática, realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A capacitação foi realizada pela analista da Gerência de Qualidade, Dally Morais Souza Barros, em parceria com o estatístico Lucas Cândido, da Supervisão de Ensino e Pesquisa (Suenps), e abordou a análise crítica de indicadores (treinamento Interact).

Dally explica que a proposta do treinamento é fortalecer a análise crítica dos indicadores com os profissionais que executam esse gerenciamento pelo Interact, que é a ferramenta adotada pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados (Agir), organização gestora da unidade do Governo de Goiás, para gestão de processos na unidade.

“Nós revisamos conceitos e apresentamos a metodologia de análise FCA (Fato-Causa-Ação), que deverá ser utilizada pelos colaboradores do Crer para realizar as análises críticas”, pontua. A metodologia FCA é uma ferramenta que tem por objetivo analisar a causa raiz do problema para que os profissionais envolvidos identifiquem os problemas depois de um resultado inesperado.

Para a supervisora de nutrição e dietética, Marília Arantes Rezio, os treinamentos oferecidos pelo setor de qualidade do Crer são de extrema importância para orientação dos processos, divulgação dos documentos institucionais e padronização de condutas.

“É um momento rico de aprendizado e troca de experiências com outros colaboradores para alinhamento dos processos no setor. Durante a capacitação de análise crítica de indicadores, aprendemos como utilizar a ferramenta Interact para inserir novos indicadores, compilar dados de forma precisa também com apoio do estatístico da unidade, realizar análise dos indicadores de forma adequada e objetiva, por meio da aplicação da ferramenta FCA”, disse. 

Enfermeiro de referência na enfermaria de reabilitação e Covid-19, Marco Antônio Nogueira Magalhães participou da capacitação e destacou a importância de a unidade oferecer treinamentos contínuos dos processos utilizados na rotina diária.

“O treinamento trouxe cientificidade e maturidade aos colaboradores que gerenciam os indicadores, tendo em vista que uma boa análise crítica, além de demonstrar fielmente o cenário, é também determinante para implementação de planos de ação eficazes”, destacou o enfermeiro.

Thalita Braga (foto e texto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo