Ação contra o Aedes é desenvolvida em Aparecida de Goiânia
Moradores e comerciantes do Setor Independência Mansões, em Aparecida de Goiânia, estão sendo contemplados hoje com a força-tarefa desenvolvida com o objetivo de eliminar os focos do Aedes aegypti. A ação, efetivada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com o Corpo de Bombeiros e com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, visa vistoriar cerca de cinco mil imóveis, entre casas, estabelecimentos comerciais e lotes baldios, e conscientizar a população local a adotar medidas rotineiras para prevenção de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes.
A ação Goiás contra o Aedes começou a ser desenvolvida em 16 de dezembro, um dia depois de o governador Marconi Perillo ter decretado Estado de emergência em Goiás. Desde então, a força-tarefa foi efetivada em 75 municípios. Assim como Aparecida de Goiânia, outros 32 municípios realizaram o mutirão nesta terça-feira (12 de janeiro). O Bairro Independência Mansões foi escolhido para sediar a primeira ação em Aparecida de Goiânia por registrar o maior índice de infestação do Aedes aegypti no município na primeira semana de janeiro (2,7%) e por ter sido o quinto bairro com maior número de notificações de dengue em 2015, com 401 casos.
O posto de comando da força-tarefa foi instalado na Escola Municipal Professora Wilsonina de Fátima Silva. A solenidade de abertura da força-tarefa, também realizada na escola, contou com as presenças do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, do comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ulisses José da Silva, e da gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-GO, Tânia Vaz, que na ocasião representou a SES-GO.
Para alcançar o êxito na ação, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia disponibilizou profissionais de várias secretarias municipais. Ao todo, estão trabalhando no mutirão cerca de 400 pessoas, distribuídas em 150 equipes. Cada grupo é composto por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e voluntários. Em Aparecida de Goiânia, especificamente, a operação está tendo o reforço de componentes da Diretoria de Defesa Civil.
Aparecida de Goiânia é o segundo município do Estado com maior número de casos de dengue, atrás apenas da capital. Durante todo o ano passado foram notificados 189.030 casos de dengue em Goiás. Destes, 79.095 foram registrados na capital e 17.054 em Aparecida de Goiânia. Tânia Vaz destacou que a eliminação dos focos em todo o território goiano constitui uma das principais metas da SES-GO em 2016. Para que isso de fato ocorra, acentuou a gerente, é fundamental o envolvimento e mobilização de toda a população.