Academias da Saúde proporcionam bem-estar e melhor qualidade de vida à população

Em Goiás, existem 123 Academias da Saúde em pleno funcionamento, em 110 municípios. Outras 90 unidades estão em estruturação. SES-GO presta assessoria técnica e promove atualização profissional das equipes

Moradores de Senador Canedo realizam atividades físicas em uma das Academias da Saúde no município

Todos os dias, milhares de moradores do Estado desenvolvem uma série de atividades voltadas à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida. Essas pessoas participam das Academias da Saúde instaladas atualmente em 110 municípios do Estado. Além das atividades físicas, como treinamento funcional, zumba e jump, essas unidades disponibilizam para a população goiana atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia e medicina integrativa, entre outros. 

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) revelam que, em todo o Estado, existem 123 academias em pleno funcionamento. Há outras 90 unidades em diferentes fases de construção, prestes a serem instaladas. A subcoordenadora do Programa de Academias na Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO, Rosane Santos, informa que com a conclusão desses polos, o número de municípios contemplados passa para 175. 

A Academia da Saúde é um programa do Ministério da Saúde (MS) desenvolvido com a SES-GO e Secretarias Municipais de Saúde. O MS passa ao gestor municipal os recursos para a construção, aquisição de equipamentos e manutenção da academia. A SES-GO, por meio da Subcoordenação do Programa de Academias da Saúde, presta assessoria e apoio técnico, monitora as ações e realiza continuamente os cursos de atualização profissional para as equipes. Os municípios, por sua vez, contratam os técnicos habilitados para o desenvolvimento das atividades com a população. 

Rosane Santos assinala que nas academias, além das atividades físicas, são desenvolvidas diferentes iniciativas que visam um modo de vida saudável e sustentável. Elas prestam o atendimento conforme a necessidade e o perfil da população a ser atendida. “As Academias da Saúde são espaço de atividades coletivas e de convivência que trabalham, além do físico, a alimentação saudável, o emocional, o autocuidado, a sociabilização na busca de uma saúde integral”, pontua. 

Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, é um dos municípios contemplados com a Academia da Saúde. Na cidade existem duas unidades, uma na Via Redenção e outra no Setor Trindade 2. Juntas, essas duas unidades prestam atendimento a cerca de 320 pessoas, de 12 a 94 anos. 

A coordenadora das Academias da Saúde em Trindade, Gabriela Lacerda Silva Martins, revela que tais unidades oferecem à população aulas de treinamento funcional, jump e pilates. Ela está à frente das academias há cerca de sete anos, e destaca que se sente gratificada com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. “Fico feliz em ver o desenvolvimento das pessoas que mal conseguiam ficar em pé”, acentua.

Mudança de vida
Para a dona de casa Euba Cristina Dias de Souza, de 47 anos, a participação na Academia a Saúde proporcionou uma significativa mudança de vida. Ela foi uma das primeiras alunas a ingressar na Academia da Saúde da Vila Redenção, em Trindade, no ano de 2017. Nesse período, emagreceu cerca de 30 quilos com a prática de exercício físico e orientação nutricional. 

“Eu pesava cerca de 100 quilos, e hoje estou com 72 quilos. Minha autoestima melhorou. As dores que sentia no joelho melhoraram e meu círculo de amizades aumentou”, acentua. Euba faz questão de ir à academia todos os dias, para a prática de jump, treinamento funcional e acompanhamento nutricional. 

Em Senador Canedo, a Academia da Saúde promove atividades na própria unidade e em praças localizadas no Jardim das Oliveiras, no Setor Morada do Morro e na Vila Galvão. A professora de educação física Aline Dias Santana, que coordena a unidade, informa que o local também oferta atendimentos de auriculoterapia, nutrição e fisioterapia. Ao todo, conforme a coordenadora, cerca de 750 pessoas são beneficiadas pelas atividades desenvolvidas pela academia. Dessas, 500 fazem os exercícios ao ar livre. 

Maria José Silva/da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo