SES marca presença no 1º Encontro da Fundação de Apoio à Pesquisa, com projeto inovador

Projeto de sequenciamento genético Goiás Todo Rosa é o destaque da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás no evento, que busca fortalecer o apoio da Funape à ciência e tecnologia

Setores científicos e tecnológicos fortalecidos é objetivo principal do evento da Funape

O 1ª Encontro da Fundação de Apoio à Pesquisa tem como meta reunir a comunidade das instituições apoiadas pela Funape, focando em projetos que envolvem ensino, pesquisa, extensão, cultura, inovação e desenvolvimento institucional. O evento será realizado na sexta-feira (29/08), das 8h às 18h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo é fortalecer o apoio contínuo da fundação ao setor científico e tecnológico, promovendo discussões e colaborações que são fundamentais para o progresso do País.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) estará presente no evento, com um estande dedicado ao projeto Goiás Todo Rosa. É o primeiro Estado brasileiro a oferecer exames genéticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico de câncer de mama e ovário. A parceria foi firmada entre o Governo de Goiás, por meio da SES-GO e UFG, em outubro de 2023.

Durante o encontro, serão apresentados vídeos sobre o projeto, com orientações da médica mastologista e professora da Faculdade de Medicina da UFG, Rosemar Macedo Sousa Rahal, que também é uma das idealizadoras e consultora do projeto e ainda pela professora e pesquisadora do Centro de Genética Humana da UFG, Elisângela de Paula Silveira Lacerda, entre outros representantes da SES e da universidade.

“Este é um marco na trajetória das pacientes com câncer de mama em nosso Estado. A realização deste grande projeto foi possível graças à parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Universidade Federal de Goiás, especialmente o Centro de Genética, assim como o apoio de outras instituições, como a Funape e a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Goiás. Um passo que transformará a história do câncer de mama em nosso Estado”, afirma a mastologista Rosemar Macedo.

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Paula Santos, também reforça a importância do projeto para o Estado: “Goiás é pioneiro na execução deste projeto, na execução da realização do teste genético para as pacientes que tem o câncer de mama, o câncer de ovário primário, com um perfil para que seja um paciente com um tipo de câncer que seja herdado”, afirma.

Durante o encontro, vão ocorrer conferências, palestras e sessões para troca de experiências, criando um ambiente enriquecedor e produtivo para cerca de 700 pesquisadores participantes. O tema dessa primeira edição é Conquistas, Desafios e Perspectivas para Pesquisadores, Gestores e Órgãos de Fomento.

Yara Galvão/Comunicação Setorial

Foto: reprodução UFG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo