Servidoras da SEST-SUS participam do IX Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na formação em saúde


A gerente da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, Fabiana Carvalho; a coordenadora de Pós-Graduação da ESAP, Kelli Coelho dos Santos, e a coordenadora técnica pedagógica Fernanda Rosiak participam do IX Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde. Realizado em Curitiba (Paraná), o evento é uma realização do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e tem como proposta fomentar processos de educação continuada. A intenção é de que as servidoras possam trazer para a ESAP as novidades sobre este tema e colocá-las em prática nos cursos de educação permanente em saúde oferecidos pela SEST-SUS.

Durante os três dias do fórum, que teve início no dia 02 e termina dia 04 de agosto, professores, pesquisadores, profissionais da área da Saúde, Estudantes e Dirigentes de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em saúde discutem o emprego de metodologias ativas de ensino-apredizagem, que já é uma recomendação expressa nas Diretrizes Curriculares Nacionais das 14 carreiras da área da saúde. Tal proposição exige mudanças na prática docente de maneira a ultrapassar a perspectiva eminentemente transmissora e reprodutora do conhecimento em direção a processos críticos, ativos e reflexivos.

Neste contexto, as metodologias ativas se destacam como estratégias que permitem uma leitura e intervenção consistente sobre a realidade, bem como a valorização de diversos sujeitos no processo de construção coletiva, concebendo o aluno como protagonista de seu processo de aprendizado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo