Osteoporose é tema do Encontro com Autores da Escola de Saúde de Goiás

Pesquisador ministrou palestra aos profissionais de saúde sobre sintomas, causas e tratamento da osteoporose. Pesquisa constatou que maioria dos pacientes não segue o tratamento à risca por mais de 12 meses

Palestrante abordou de maneira didática os sintomas, causas e tratamentos da osteoporose, doença que afeta 200 milhões de pessoas em todo o mundo

A osteoporose foi o tema central do 6º Encontro com Autores de Artigos Científicos da Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (Resap). O evento, realizado no auditório da Escola de Saúde de Goiás nesta quarta-feira (07/08), reuniu profissionais de saúde interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o estudo científico “Agentes Modificadores Ósseos e Outros Fatores de Risco para Mortalidade da População Brasileira com Osteoporose: Um Estudo de Sobrevivência”.

Aurélio de Melo Barbosa, fisioterapeuta, mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Universidade Federal de Minas Gerais, conduziu a apresentação. Ele abordou de maneira didática os sintomas, causas e tratamentos da osteoporose, doença que afeta 200 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em sua tese de doutorado, que resultou no artigo científico publicado na Resap, Aurélio foi além dos dados estatísticos tradicionais e realizou um estudo do mundo real no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). “Utilizamos dados específicos de pacientes do SUS que estavam em tratamento para osteoporose, utilizando algum tipo de medicamento fornecido pelo Governo por mais de quatro meses”, explicou o pesquisador.

O estudo analisou 312.098 pessoas ao longo de 16 anos, de 1º de janeiro de 2000 até 31 de janeiro de 2015. Os resultados mostraram que a maioria dos pacientes seguiu o tratamento por menos de 12 meses, embora o período ideal para prevenção de fraturas seja de, no mínimo, 36 meses. “Os resultados sugerem que a população brasileira com osteoporose não persiste nos tratamentos, o que parece impactar no risco de fraturas e na mortalidade desses pacientes”, destacou Aurélio.

Ao final da apresentação, os profissionais de saúde presentes participaram com perguntas e elogios à iniciativa da Gerência de Pesquisa e Inovação da Escola de Saúde de Goiás. Para a nutricionista e servidora da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Inoveide Duarte, essa aproximação é fundamental. “Essa iniciativa traz conhecimento para a comunidade, para o leigo, para o profissional de saúde e para qualquer pessoa interessada em entender uma pesquisa científica”, afirmou.

O Encontro com Autores é promovido pela Coordenação da Gestão do Conhecimento, da Gerência de Pesquisa e Inovação da Escola de Saúde de Goiás. O evento tem como objetivo aproximar a ciência e a pesquisa da comunidade. Em sua sexta edição, já apresentou seis artigos científicos publicados na Resap, contribuindo para a disseminação do conhecimento entre profissionais de saúde, pesquisadores e a comunidade em geral.

Para acessar o artigo completo, clique aqui.

Gabriela Dutra (texto e foto)/ Superintendência da Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo