Saúde Estadual realiza 2º Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da Região do Entorno do Distrito Federal

Encontro reuniu diversos profissionais da área e teve como tema central a integração e cooperação para a segurança viária

Evento foi realizado na Câmara Municipal de Águas Lindas de Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou, na última quarta-feira (31/07), na Câmara Municipal de Águas Lindas – GO, o 2º Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da região do entorno do Distrito Federal. A ação é uma parceria entre a pasta, a Secretaria-Geral de Governo, a Secretaria do Entorno do DF, as Universidades Federal e Estadual de Goiás e a Prefeitura do município.

O evento reuniu especialistas, profissionais das áreas da saúde, mobilidade, trânsito, urbanismo, engenheiros, gestores públicos e privados, professores e representantes da sociedade civil, que por meio dos temas apresentados, discutiram soluções para a mobilidade urbana no Entorno do DF. O encontro contou com palestra do técnico da Organização Panamericana da Saúde (Opas), Vitor Pavarino, que abordou sobre a mobilidade ativa e saúde.

A coordenadora da Vigilância de Violências e Acidentes da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues, mediou o painel e ressaltou o impacto dos sinistros de trânsito no setor saúde, que sobrecarregam os leitos de urgência e emergência, demandando de longo período de internação e reabilitação, com altos custos. A representante da Pasta ainda destacou o importante papel da Vigilância Epidemiológica, que traz à tona o perfil da mortalidade por sinistro de trânsito, os fatores e condutas de risco.

“No Brasil, cerca de 13 mil ciclistas morreram nos últimos 10 anos e 19% das mortes foram de pedestres. Esses dados revelam como se encontram as estruturas urbanas e nos faz refletir sobre a proteção da mobilidade ativa”, pontuou. Estatísticas mostram que mais de um milhão de pessoas por ano, em todo o mundo, morrem por envolvimento no trânsito. Os sinistros deixam ainda entre 20 e 50 milhões de pessoas com sequelas. De acordo com os dados do Sistema de Informação da Mortalidade (SIM), em Goiás, no ano de 2023, foram registrados 1.570 óbitos por sinistros de trânsito. Deste total, 81,4% (1.278) foram vítimas do sexo masculino e 61,5% possuíam entre 15 e 49 anos.

Segurança viária e eletrificação da frota do transporte coletivo também foram assuntos discutidos no encontro, que contou com a participação de profissionais e gestores das cidades de Formosa, Cidade Ocidental, Alexânia, Luziânia e Planaltina. Durante o evento, foi também apresentada uma experiência exitosa relacionada ao trânsito em áreas escolares e projeto desenvolvido em escolas pela docente Cíntia Campos, da UFG.

A primeira edição do Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da Região do Entorno do Distrito Federal foi realizada em maio deste ano, em Luziânia, com o tema: Integração e cooperação para o transporte público coletivo. Os eventos antecedem o 8° Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e o 8º Seminário Saúde Pública e Trânsito, que estão agendados para os dias 18, 19 e 20 de novembro deste ano, em mais uma parceria entre a SES, a UFG e a UEG.

Vida no Trânsito

A Secretaria de Estado da Saúde possui um projeto de cofinanciamento aos municípios goianos para implantação do Programa Vida no Trânsito (PVT), que tem como objetivo o trabalho integrado entre saúde, trânsito/mobilidade, segurança pública e demais atores locais, além da qualificação dos diversos bancos de dados de sinistros de trânsito. Dos 11 municípios contemplados com o programa em 2023, três são da região do entorno do DF (Águas Linda, Luziânia e Novo Gama).

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Fotos: SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo