Hugol na Comunidade promoveu saúde e cidadania

Evento, realizado na região Noroeste de Goiânia, local em que o hospital está localizado, contabilizou cerca de 1.200 atendimentos no último sábado, 06

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou no último sábado, 06, o 4º Hugol na Comunidade, no Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, no setor Mansões Paraíso. Evento, que promoveu educação em saúde, cidadania, responsabilidade social e entretenimento, executou 1234 procedimentos em atividades voltadas para os moradores da região Noroeste de Goiânia. Ao todo, nas quatro edições do evento, já foram ofertados mais de 12 mil procedimentos, com uma média de 250 voluntários em cada ano.

“O Hugol na Comunidade traz para a sociedade um alerta sobre a importância da prevenção, orientando sobre os perigos que podem ser evitados. Com isso, estamos proporcionando uma maior qualidade de vida para os moradores da região Noroeste, local em que o hospital está localizado. O foco é ir além do paciente atendido no Hugol, promovendo saúde para todo o raio de abrangência da unidade de saúde”, relatou Hélio Ponciano Trevenzol, Diretor Geral do Hospital.

Na área da saúde, a comunidade participou de oficina de primeiros socorros, sensibilização para doação de órgãos, orientações nutricionais e combate à obesidade e ao sedentarismo, oficina de mastigação, testes de glicemia, HCV, hepatite e HIV, aferição de pressão arterial, prevenção de hipertensão, diabetes, colesterol, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral e atividades para o corpo e a mente, como pilates, auricoloterapia, ventosaterapia e massoterapia. “O evento focou principalmente na ação preventiva para que possamos disseminar um conhecimento que vai prevenir situações mais graves, otimizando os serviços de saúde em geral”, explicou a nutricionista do hospital, Marianne Falco.

Os participantes foram encaminhados para o acesso aos direitos de cidadania, como Bolsa Família, emissão de segunda via de registro civil, carteira de trabalho, passaporte do idoso, passe livre para pessoas com deficiência, carteira do autista e outros documentos, além de receber orientações sobre trânsito e preparação de currículos. Andreia Souza, moradora da comunidade, aproveitou a oportunidade para realizar a atualização do seu CadÚnico e relatou:  “A população carente tem um acesso mais complicado para diversos serviços que estão sendo ofertados aqui, seja por tempo ou dinheiro, então poder vir e conseguir o que estava precisando foi fantástico”.

No quesito estética, o evento ofereceu cortes de cabelo, esmaltação, maquiagem, design de sobrancelha, massagem e, para o entretenimento, brinquedoteca com pipoca, algodão-doce e picolé para as crianças. “Eu vim para cortar o cabelo, mas acabei realizando alguns exames também. O lado positivo de você concentrar diversas atividades em um só local é que fica mais fácil de suprir as necessidades da comunidade”, explicou o visitante Otacílio Gonçalves.

O Hugol na Comunidade busca incentivar a solidariedade, pois todos os recursos foram advindos de doações de empresas e instituições e a equipe foi essencialmente composta por voluntários acadêmicos de cursos superiores da saúde e de colaboradores da unidade, servindo também como campo de ensino para os estudantes, que tiveram a possibilidade de desenvolver a prática da saúde pública.

José Ferreira Neto (texto), e Edson Freitas (fotos), da Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo