Suvisa promove evento para fortalecer implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Vigilâncias Sanitárias Municipais
Profissionais da saúde se reúnem para discutir estratégias, diretrizes e ferramentas que aprimoram os processos das Visas, promovendo maior eficiência, segurança e integração nas ações de vigilância sanitária em Goiás

A subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Suvisast/SES-GO), realizou, nesta terça-feira (11/11) o evento Diretrizes para Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas Unidades de Vigilância Sanitária, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag). A iniciativa reuniu gestores, técnicos e representantes das Visas municipais, com o objetivo de fortalecer a cultura da qualidade na gestão sanitária.
A superintendente de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-GO, Eliane Rodrigues da Cruz, participou da abertura oficial, ao lado do superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida de Goiânia, Iron Pereira, e da diretora de Vigilância de Aparecida de Goiânia, Naira Andrade. Na sequência, a superintendente Eliane Rodrigues da Cruz apresentou a palestra A Importância da Participação de Todos na Implantação do SGQ, reforçando o papel das equipes locais na consolidação de uma vigilância sanitária mais eficiente e integrada.
Eliane reforça o compromisso da SES-GO com a qualificação das ações de vigilância sanitária e com a construção de um sistema regulatório mais robusto, integrado e centrado na qualidade dos serviços prestados à sociedade. “A implantação do Sistema de Gestão da Qualidade é um passo essencial para que as vigilâncias municipais atuem com mais segurança, transparência e efetividade. Quando cada profissional entende seu papel dentro de um sistema que valoriza a melhoria contínua, os resultados aparecem na ponta, na proteção da saúde da população”, afirmou a superintendente.
Programação
- Painel sobre os aspectos conceituais do SGQ, o Projeto Integravisa e os princípios da gestão da qualidade: Aparecida Gomes dos Santos Lousa, Márcia Regina de Moura Dias, Morgana Souto de Souza Pedrosa e Sander Antônio Pereira da Silva.
- Diretrizes e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e as estratégias da Anvisa para implantação do SGQ em sistemas regulatórios: Patrícia Serpa (Anvisa)
- Oficina Ferramentas da Qualidade: Aparecida Gomes dos Santos Lousa e Yuri Barcelos Tomazett. Foco em instrumentos práticos para aplicação nas rotinas das Visas.
- Momento de storytelling com experiências das Visas dos municípios de Goiânia, Anápolis e Itumbiara, integrantes do Projeto Integravisa.
Riva Kran (texto)/Iron Braz


