Satisfação com hospitais do Estado é de 90,7%

A avaliação foi resultado de pesquisa do SERPES realizada do dia 4 a 11 de setembro

 

O SERPES divulgou nessa semana, pesquisa que mediu a satisfação com o atendimento em oito hospitais administrados pelo Estado, além de unidades de Saúde das prefeituras e da União. O resultado demonstrou a evolução da Saúde do Estado, com a gestão por meio dos contratos com as Organizações Sociais, que tem evoluído com processos de qualidade e segurança do paciente. A satisfação global de usuários e acompanhantes nos hospitais estaduais foi de 91,25% (usuários, acompanhantes e servidores).

De forma segmentada, os usuários conferiram 89,8% de satisfação, enquanto os acompanhantes creditaram 92,7% e os profissionais de saúde, 97,9%. A pesquisa foi encomendada pela Lide Saúde, realizada de 4 a 11 de setembro, e entrevistou 1.514 pessoas em todo o Estado. O trabalho servirá de apoio para o Governo do Estado fazer o acompanhamento e a avaliação periódicos da qualidade dos serviços prestados na área da Saúde.

“O mais importante é que o SERPES ouviu as pessoas que de fato utilizaram as unidades de saúde estaduais. Dessa forma, obtivemos um retrato fidedigno de como nosso atendimento está sendo avaliado pela população, em uma amostra que nos orientará a como direcionar nosso trabalho para chegar nos 100% de satisfação”, afirma o secretário do Estado da Saúde, Halim Antonio Girade.

Para a Secretaria da Saúde de Goiás, outro ponto importante da pesquisa foi ter ouvido os profissionais dos hospitais: “São eles que necessitam do respaldo da gestão para fazerem melhor seu trabalho e servir ao paciente de forma adequada. Ouvir a opinião deles, é muito importante para sabermos o real efeito das mudanças que operamos”, explica Girade.

 

 

Certificado de qualidade

Dos oito hospitais estaduais avaliados, o HGG já recebeu a certificação de acreditação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Trata-se de um selo de qualidade que afere todos os processos e procedimentos realizados dentro do hospital, da hora que o paciente chega até o momento da alta médica.  O HDT prepara-se para receber o certificado em breve.

Unidades como o CRER e o Hurso estão em fase adiantada na avaliação que concede a certificação. O HGG foi o primeiro hospital público do Centro-Oeste a receber essa certificação. De cinco mil instituições de Saúde cadastradas no Brasil, apenas 1% de todas, como hospitais, laboratórios e bancos de sangue receberam esse mesmo crédito.

Na avaliação do secretário, os números da pesquisa mostram que a população aprova o trabalho realizado pelo governo de Goiás, que propôs a meta de qualidade e humanização a cada hospital. “Os hospitais da rede estadual trabalham com o objetivo de obter uma certificação de qualidade, tudo para resultar em um atendimento realmente digno ao cidadão”, considera o secretário de Estado da Saúde, Halim Antonio Girade.

Satisfação dos profissionais

A satisfação de 97,9% dos profissionais dos hospitais do estado foi outro dado expressivo. O percentual reflete o esforço do Governo do Estado para oferecer condições adequadas de trabalho para os profissionais da Saúde. “Os profissionais hoje atuam com processos definidos, abastecimento, ambiência e uma gestão ágil. Além disso, nossa política contemplou uma valorização salarial dos profissionais, proporcionar segurança aos pacientes”, ressalta o secretário de Saúde do Estado.

Quadro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Unidade de Saúde

 

 

 

 

Satisfação

 

 

Centro de Reabilitação e Readaptação dr. Henrique Santillo (CRER) 97,7%

 

 

Hospital de Urgência da Região Sudoeste (Hurso) 96,6%

 

 

Hospital Alberto Rassi (HGG)

 

 

93,2%
Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT)

 

 

92%
Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) 92%

 

 

Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa)

 

 

90,9%
Hospital Materno Infantil (HMI)

 

 

85,2%
Hospital de Urgências de Anápolis (Huana)

 

 

78,4%

Unidades de saúde municipais tiveram satisfação média de 66,6%

O SERPES identificou que o índice de satisfação das unidades de saúde municipais, administradas pelas Prefeituras de Goiânia, foi de 64,6% e de Anápolis, de 77%. Foram avaliados os CAIS Jd. Progresso de Anápolis, Hospital Municipal de Anápolis, CAIS Garavelo, CAIS Nova Era, UPA Senador Canedo e Maternidade Nascer Cidadão.

Na avaliação dos entrevistados, os Cais de Goiânia tiveram os seguintes percentuais: o usuário conferiu 65,9% de satisfação; os acompanhantes, 67,9%, e os profissionais, 34,6%.

O resultado geral para o Hospital das Clínicas foi de 60% de contentamento, e o da Santa Casa de Anápolis, 73,3%.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo