Parto humanizado é tema de debate na MNSL

Na manhã desta terça-feira (2 de fevereiro), aconteceu na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), o primeiro encontro de 2016 do Fórum Perinatal, evento mensal organizado pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS) da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), em que são feitas discussões sobre a saúde perinatal. Este mês o tema do debate foi parto humanizado, assunto abordado pelo diretor técnico da unidade, Humberto Borges.

Segundo o médico, é de extrema importância realizar práticas humanizadas durante os partos, mas é preciso levar em conta as possibilidades de cada unidade de saúde. “Parto humanizado não é só ser simpático e chamar a mãe pelo nome, mas sim realizar o mínimo de intervenções médicas possíveis, só aquelas que forem autorizadas pela gestante, e sempre considerando a segurança dela e do bebê”, ressaltou.

O consultor de saúde da criança do Ministério da Saúde (MS) em Goiás, Sebastião Leite Pinto, um dos participantes, gostou bastante da discussão. “É a primeira vez que debatemos o assunto e considero essencial, uma vez que a atenção humanizada é respeitosa e obedece os processos fisiológicos do parto”, disse.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo