Carlos Augusto Gonçalves Tibiriçá assume coordenação de TI do Conecta SUS

Carlos Augusto Gonçalves Tibiriçá é o novo coordenador de Tecnologia da Informação do Centro de Informações e Decisões Estratégicas – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. Graduado em Análise de Sistemas e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carlos Tibiriçá é servidor da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) desde 2010, quando passou a integrar o quadro efetivo como Analista Técnico de Saúde – Analista de Sistemas.

Ao assumir o cargo, o analista de sistemas falou sobre o trabalho e os projetos que vai coordenar no Conecta SUS.

Novos projetos

O projeto macro da TI para o Conecta SUS é a implantação e efetiva utilização do data warehouse (DW) e do projeto de Business Intelligence (BI) BISAUDEGO, que teve seu início em 2010 na Gerência de Tecnologia da Informação da SES (GTI/SES-GO). A missão e os objetivos do Conecta SUS estão totalmente vinculados aos conceitos de DW e BI, dentre eles pode-se citar: análise de dados, exatidão na tomada de decisão e planejamento estratégico.

Pode parecer simples a colocação acima, mas se trata, na realidade, de uma quebra de paradigma complexa. É preciso entender o processo, o real objetivo e capacidade que o BI proporciona, o que deve envolver a todos, desde a população, passando pelo servidor administrativo e chegando ao gestor, que deve efetuar as análises e definir politicas públicas de saúde. Resumidamente, o processo do BI consiste na captura de dados cadastrais de qualquer fonte, transformação destes dados em informação na medida em que efetua a limpeza e o agrupamento de forma coesa. A partir desta informação, é gerado o conhecimento, com a participação efetiva de técnicos da área de interesse do trabalho. Desta forma, se o dado está incompleto ou é de má qualidade, a informação fica prejudicada e, obviamente, o conhecimento e as tomadas de decisões que seguem perdem em eficiência e eficácia.

O projeto SIGA Saúde Goiás da SES-GO, já em implantação no Estado, tem o intuito de informatizar os processos e procedimentos da atenção básica à saúde, permitindo a otimização destes, bem como uma rica, quantitativa e qualitativa entrada de dados para as análises a serem efetuadas no Conecta SUS.

Em paralelo a esta quebra de paradigma de análise de dados, aprimora-se a parte de georreferência da informação, implanta-se e carrega-se o banco de dados georreferenciados do Estado de Goiás, definindo e criando novas visões a serem disponibilizadas nos painéis do BI do Conecta SUS.

É importante destacar que todos os sistemas utilizados pelo projeto BISAUDEGO são desenvolvidos com software livre.

Informações acessíveis

Hoje estão disponíveis para a população quatro painéis de acompanhamento de indicadores de saúde acessados do DW da SES-GO: o Gênesis, o Thanatos, o Boletim Epidemiológico da Dengue e o Boletim Epidemiológico da Influenza. Para a sociedade, os dados servem para o conhecimento e monitoramento, permitindo que se tenha desde a visão de mais alto nível como uma série histórica, passando pela macro e regiões de saúde do Estado, até o município. Ou seja, o cidadão de qualquer um dos 246 municípios consegue visualizar informações da região onde mora pela internet, podendo ser computador, celular ou tablet. Também é possível obter uma visão georreferenciada, tanto do Estado como um todo quanto dos municípios, por meio dos mapas existentes nos painéis. Isso tudo de forma interativa e dinâmica. Profissionais, pesquisadores ou quaisquer interessados também podem se beneficiar dos painéis, pois é possível efetuar download das informações disponíveis.

Já para os gestores e técnicos de saúde da SES-GO estão disponíveis ferramentas que permitem o cruzamento de variáveis que, sem o BI, demoraria muito mais tempo ou talvez se tornasse inviável. Também se faz necessário o entendimento de que o BI possibilita aos gestores economia de tempo, ao dispensar a necessidade do acesso a diferentes sistemas, criando planilhas eletrônicas para agrupar informações para depois efetuar a análise. Com o Business Intelligence o tempo é usado para a análise, tomada de decisão e aprimoramento das políticas públicas de saúde, pois as ferramentas permitem que se faça acesso direto ao data warehouse e se obtenha as informações necessárias para análise de maneira otimizada, interativa e agrupada.

Parcerias

Vários estados e instituições como universidades já visitaram o Conecta SUS, mostraram interesse em fazer parceria na área de TI para desenvolvimento de sistemas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo