Divisão de Produtos

A divisão de Produtos do Lacen-GO monitora a qualidade de produtos sujeitos ao controle sanitário e ambiental e promove a prevenção e a melhoria da qualidade de vida da população. As atividades são dinâmicas, de permanente avaliação e permitem dar uma resposta adequada aos problemas reais e combater práticas negligentes e ilegais que expõem a população a riscos e danos evitáveis. Durante o ano, são analisadas cerca de 48 mil amostras, seja de alimentos, saneantes, medicamentos e outros.

Microbiologia de Alimentos

A microbiologia dos alimentos é a parte da microbiologia que trata dos processos em que os microorganismos influenciam nas características dos alimentos para consumo humano. A análise microbiológica de alimentos é fundamental para conhecer as condições de higiene em que o produto foi preparado, a qualidade da matéria prima e os riscos que o alimento pode oferecer à saúde do consumidor. As coletas dos produtos seguem os Programas de monitoramento da ANVISA e VISA Estadual e municipais. A Seção realiza ensaios microbiológicos dos produtos sujeitos à Vigilância Sanitária seguindo os padrões definidos em legislações brasileiras vigentes, utilizando métodos normalizados e validados por compêndios nacionais e internacionais. Além de atuar na investigação de surtos de origem alimentar, identificando os possíveis agentes causadores da Doença Transmitida por Alimentos (DTA).

Microbiologia da Água

Monitora a qualidade da água para consumo humano, com o objetivo de avaliar se a água consumida pela população atende aos padrões de potabilidade estabelecidos na legislação vigente e avaliar os riscos que os sistemas e as soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde humana. Realiza análises microbiológicas (pesquisa de bactérias) em amostras de água para consumo humano coletadas mensalmente pelos municípios do Estado de Goiás, de acordo com o quantitativo estabelecido pela Diretriz Nacional do Plano de Amostragem do Ministério da Saúde – Programa Vigiágua.

Medicamentos e Correlatos

A Seção é responsável pelo monitoramento da qualidade de medicamentos, cosméticos, saneantes, água para diálise e produtos para saúde por meio de análises químicas, físicas, microbiológicas e de rotulagem. As análises se concentram na modalidade de ação fiscal realizadas a partir de programas pactuados com ANVISA, vigilância sanitária estadual e/ou municipais. A seleção de metodologia analítica depende do tipo de produto a ser avaliado e constam obrigatoriamente de compêndios oficiais que estabelecem requisitos mínimos de qualidade para estes produtos.

Toxicologia

A Seção de Toxicologia realiza análises laboratoriais de alta complexidade, através de técnicas de cromatografia líquida e gasosa MS/MS, espectrometria de absorção atômica (modo forno de grafite, gerador de hidretos e chama) e espectrometria de emissão ótica por plasma acoplado indutivamente (ICP-OES). São análises para determinação de resíduos de agrotóxicos e de substâncias inorgânicas (elementos metálicos e metais pesados) em água e alimentos, em atendimento aos programas de monitoramento da Anvisa/Suvisa/VisAs e SVSA/MS, no âmbito de Vigilância Laboratorial Sanitária e Ambiental.

Físico-Química de Alimentos

A seção de físico-química de alimentos realiza ensaios laboratoriais que permitem avaliar os padrões de identidade e qualidade dos alimentos e da água para consume humano. Tem papel importante na garantia da qualidade e na segurança dos alimentos, baseado-se nas legislações vigentes, é capaz de monitorar e identificar fraudes e adulterações. A seção realiza analise dos componentes presentes nos alimentos, como os açúcares, as gorduras e as proteínas.

Microscopia de Alimentos

Realiza as análises organolépticas, macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas com a finalidade de pesquisar deteriorações, contaminações, sujidades, fraudes e elementos histológicos.
As pesquisas de sujidades permitem identificar a presença de insetos e seus fragmentos, pelos de roedores, larvas, parasitas, areia, vidro, partículas metálicas e outras matérias estranhas.
As análises histológicas identificam os elementos vegetais presentes na composição dos alimentos, os elementos estranhos à sua composição, partes indesejáveis de vegetais como presença de cascas e paus em café torrado e moído e as fraudes, que são acréscimos de produtos não declarados na lista de ingredientes por adulteração, com o intuito de enganar o consumidor.
Realiza também as análises de rotulagem verificando se as informações declaradas estão de acordo com as legislações vigentes, as quais estabelecem regras para a declaração de dados como lista de ingredientes, prazo de validade, informações nutricionais, alergênicos, dentre outras, com o objetivo de orientar o consumidor em suas escolhas sem induzi-lo ao erro, confusão ou engano em relação ao produto.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo