Hospital Estadual de Jaraguá reforça cuidados paliativos com foco no conforto e dignidade
Protocolo aplicado a paciente da unidade do Governo de Goiás no município do Vale do São Patrício prioriza escuta ativa, suporte espiritual e presença da família no processo de cuidado

No Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), os cuidados paliativos receberam ainda mais atenção durante a semana da campanha O que Importa para Você?. O paciente Acerlino Veríssimo Machado, internado em 22 de junho, foi incluído no protocolo de cuidados paliativos após avaliação com a Ferramenta de Indicadores de Cuidados Paliativos e de Suporte (sigla SPICT-BR, em inglês), garantindo um atendimento focado no conforto, respeito e qualidade de vida, em parceria com sua família e a equipe multiprofissional.
Após diversas internações anteriores, o sr. Acerlino teve seu quadro avaliado com o SPICT-BR, ferramenta internacionalmente reconhecida para identificar pacientes que podem se beneficiar dos cuidados paliativos. Com o resultado positivo, a equipe do Heja realizou uma conversa aberta com a família para explicar a situação clínica e apresentar os benefícios desse tipo de abordagem.
Segundo a equipe da Comissão de Cuidados Paliativos da unidade do Governo de Goiás no município do Vale do São Patrícia, a partir do diálogo, ficou decidido que o paciente passaria a receber um cuidado mais humanizado e individualizado, respeitando sua autonomia e dignidade. Para isso, ele foi transferido para um quarto que oferecesse mais conforto e privacidade.
“Entre as medidas adotadas estão a flexibilização dos horários de visita para que familiares e amigos pudessem estar sempre presentes, a visita do líder religioso para oferecer suporte espiritual e a oferta de nutrição afetiva, com alimentos preparados conforme as preferências do paciente, tanto pelos familiares quanto pela equipe do hospital, resgatando memórias e sensações de casa”, explicou a equipe.
Eduardo Maia, coordenador da equipe multiprofissional e membro da comissão, ressaltou a importância desse trabalho: “Nosso compromisso é com a dignidade e o respeito em todos os momentos da vida. O cuidado paliativo vai muito além do fim: ele é sobre viver com qualidade, mesmo nos momentos mais delicados. Estamos construindo, a muitas mãos, uma cultura de escuta e humanização”, disse.
Para a coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Raíssa Siqueira, que também integra a comissão, a campanha O que Importa para Você? é um convite para que a escuta ativa esteja presente em todos os momentos da assistência. “Precisamos olhar o outro com empatia, entender seus valores e adaptar nosso cuidado para acolher, com respeito, cada história que passa por aqui”, afirmou.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ


