Curso ensina a usar oftalmoscópio para “teste do olhinho”
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) distribuiu 138 oftalmoscópios para hospitais e maternidades públicas ou filantrópicas de 130 municípios que realizam partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os aparelhos permitem a realização do “teste do olhinho” ou “teste do reflexo vermelho” nos recém-nascidos goianos. Agora, a SES-GO convoca médicos que atendem no Estado a aprenderem a trabalhar com esse aparelho, no curso Qualificação em Triagem Ocular, oferecido na modalidade Educação a Distância (EAD) pelo Ministério da Saúde.
O curso é gratuito, oferecido em plataforma AVASUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde) e composto por três unidades: Aspectos anatomofisiológicos do olho humano, Triagem visual e Teste do reflexo vermelho. Os profissionais interessados em participar deverão acessar o link ( https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=40 ) e se inscrever.
“Este curso aborda conteúdos específicos para orientar médicos da Atenção Básica e da Atenção Especializada quanto ao acompanhamento e o monitoramento da saúde ocular, bem como para a realização da triagem visual, treinando os médicos para a realização dos procedimentos”, explica a gerente de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Jordane Moreira.
Oftalmoscópios
A compra dos oftalmoscópios foi realizada pela Gerência de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES-GO. O “teste do reflexo vermelho” é mais conhecido como “teste do olhinho” e permite avaliar, já nas primeiras horas de vida, a presença de algumas doenças oculares. Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, parecido com uma “lanterninha”, e é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Em algumas doenças, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo.
O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira.