Oficina atualiza servidores com métodos para utilização do Espaço Goiás
Evento teve o objetivo de informar os servidores que atuam como pontos focais sobre os objetivos e formatação de conteúdos postados na rede social interna da Pasta

Representantes da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) ministraram, na manhã desta quinta-feira (29/05), a Oficina Treinamento do Espaço Goiás. O evento, realizado de forma interativa no auditório do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), reuniu cerca de 70 servidores lotados em diferentes áreas da SES-GO, selecionados para atuar como pontos focais para a postagem de notas na rede social.
A chefe da Comunicação Setorial, Iara Lourenço, fez um breve histórico da intranet na SES-GO até a introdução do Espaço Goiás, em 2023. Ela acentuou que o Espaço Goiás constitui uma ampla e importante rede social da Pasta. Nela são compartilhadas, de forma dinâmica e interativa, informações sobre cursos, campanhas, celebrações, eventos, oportunidades de vagas, atividades e comunicados, entre outras questões de interesse dos profissionais da Secretaria.
Iara Lourenço destacou que os pontos focais atuam como um elo dos setores em que estão lotados e que as informações postadas devem ser curtas e objetivas para atrair a atenção de um maior número de servidores. A administradora do Espaço Goiás e subcoordenadora de Mídias da Comunicação Setorial, Giovanna Manzi, apresentou aos participantes detalhes do acesso à rede social, por meio de um amplo tutorial, que também será repassado a todos os pontos focais por meio de mensagens.
Interação
A coordenadora de Mídias da Comunicação Setorial, Monique Arruda, enfatizou a importância de os servidores publicarem conteúdos relevantes, de interesse dos colegas. Ela também apontou a necessidade de os profissionais interagirem com as postagens de outros usuários, oferecendo opiniões, sugestões ou informações adicionais. “Esse posicionamento é importante porque demonstra que a pessoa está envolvida com a rede social”, pontuou Monique Arruda.
A coordenadora de Mídias apresentou algumas publicações da rede social que considera positivas, com textos breves e informativos e fotos ilustrativas. Ela esclareceu que cada postagem deve ter no máximo nove fotos e que as imagens devem ser feitas no formato horizontal. Já os vídeos devem ser breves, concisos e produzidos na vertical. Monique Arruda esclareceu, ainda, que os conteúdos são fundamentais para uma comunicação no ambiente digital. Eles incluem interatividade, inovação, conectividade e mobilidade.
Ao final das apresentações, os participantes das oficinas fizeram perguntas para esclarecimento de dúvidas. Iara Lourenço acentuou que espera que a oficina contribua para o fortalecimento do Espaço Goiás como rede de interação entre os servidores e de informações de tarefas e ações executadas por todas as áreas, o que contribui para maior visibilidade da SES-GO.
Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO


