HGG – Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi

Recepção

Telefone: (62) 3209-9800

Diretoria

Direção Geral: José Cláudio Pereira Caldas Romero
(62) 3209-9700 / joseromero@idtech.org.br

Direção Técnica: Guilherme Carvalho de Sousa
(62) 3209-9803 / guilherme.carvalho@idtech.org.br

Direção Administrativa: Alessandro Purcino Andrade
(62) 3209-9806 / alessandro.purcino@idtech.org.br

Direção Clínica: Antônio Carlos Ximenes
(62) 3209-9811 / dr.antonioximenes@gmail.com

Direção de Enfermagem: Natalie Alves Andraschko
(62) 3209-9810 / natalie.alves@idtech.org.br

Direção de Serviços Multidisciplinares: Rogéria Cassiano
(62) 3209-9918 / rogeria.cassiano@idtech.org.br

Acesso à Informação da OS

Localização

 

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), gerida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). É referência internacional no tratamento de pacientes portadores de Xeroderma Pigmentoso e também conta com ambulatórios exclusivos para doenças como Alzheimer, Parkinson, Miopatias idiopáticas, Artrite Reumatoide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Diabetes, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC, Intersexualidade, entre outras.

Inaugurado em 1959, foi o primeiro hospital ensino do Centro-Oeste. Em 2014, tornou-se o primeiro hospital público do Centro-Oeste acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, em 2018, conquistou a categoria de Hospital Acreditado com excelência, ONA 3. Em 2020 o HGG recebeu a certificação internacional do Centro de Terapia Intensiva (CTI) pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (Acsa), que torna o hospital goiano a primeira unidade pública de saúde do Brasil a conquistar tal título.

A unidade é referência em transplantes renais no País, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), além de realizar transplantes hepáticos. O hospital possui um Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), que reúne 157 médicos em 28 especialidades, bem como atendimentos multidisciplinares envolvendo 8 equipes, atendendo em média, mais de 18 mil pessoas por mês.

Saiba mais sobre o HGG

INFORMAÇÕES

  • Terão direito a um (1) acompanhante os pacientes com mais de 60 anos, menores de 18 anos, pessoas com deficiência ou que tenham dificuldade de locomoção;
  • É permitido apenas acompanhantes com 18 anos de idade ou mais;
  • Pessoas com mais de 65 anos de idade, gestantes e pessoas com deficiência que não apresentarem boas condições de saúde não poderão ser acompanhantes;
  • Somente é permitido acompanhante de mesmo sexo nas enfermarias femininas e masculinas. Exceções deverão ser autorizadas pela Gerência de Enfermagem;
  • A troca de acompanhantes fora dos horários estipulados deverá ser avaliada pelo enfermeiro supervisor e autorizada previamente;
  • O acompanhante terá direito a uma cadeira para sua acomodação, que não poderá ser usada pelo paciente, salvo em casos tecnicamente indicados;
  • Os profissionais de enfermagem e setor de diagnóstico poderão solicitar aos acompanhantes e/ou visitantes que aguardem no hall/ala de convivência do andar durante procedimentos;
  • Para resguardar sua saúde e segurança dos pacientes internados, a qualquer momento poderá ser solicitada ao visitante e acompanhante a vistoria de seus pertences pessoais.
  • Não será permitida a entrada no hospital de acompanhantes ou visitantes com sinais de uso de drogas lícitas ou ilícitas;
  • É proibida a entrada de bolsas, malas e sacolas de pacientes, acompanhantes e visitantes. Os pertences ficarão em guarda-volumes na Central Humanizada de Internação (CHI) para que o acompanhante, ou outro responsável, possa levá-los. O HGG não se responsabiliza por objetos de valor deixados no guarda-volumes ou na enfermaria;
  • O HGG fornece o kit de enxoval (toalha, roupa de cama, camisola ou pijama) para os pacientes. Por isso, apenas roupas íntimas, documentos pessoais e objetos de higiene pessoal poderão permanecer com o usuário, acompanhante ou visitante, e os mesmos serão embalados em sacolas plásticas fornecidas pelo Hospital;
  • O acompanhante/visitante que não cumprir as normas descritas terá sua autorização de permanência cancelada.
Admissão de pacientes
 
Para que os procedimentos sejam realizados, o hospital elaborou um fluxo especial de admissão, visando dar maior segurança para pacientes e colaboradores, seguindo normas técnicas da SES. Todos os pacientes a serem admitidos no HGG são triados por profissional de enfermagem antes de adentrarem no hospital e, posteriormente, avaliados por médicos, com a realização de teste de antígeno para COVID e, se necessário, a realização de tomografia de tórax antes do encaminhamento para o leito de internação. Pacientes com sintomas gripais e/ou resultado positivo no teste mencionado, são orientados acerca da impossibilidade do procedimento cirúrgico naquele momento e orientados a buscar atendimento em unidades de referência para tratamento dessa doença.
 
Atendimentos Ambulatoriais
 
As comunicações de agendamento continuam sendo realizadas exclusivamente por telefone, já que a entrada no hospital será autorizada apenas para pacientes com consultas marcadas para o dia. O acesso à unidade só é permitido com antecedência de até 40 minutos do horário marcado para o atendimento, restringindo, assim, a quantidade de pessoas circulando no hospital. As informações sobre o agendamento podem ser acessadas pelos pacientes por meio do Observatório de Consultas, no site do HGG, por telefone ou por WhatsApp no número (62) 3209 9800.
 
Para entrar na unidade, os pacientes devem estar usando máscara e promover a higienização das mãos em pias instaladas na entrada do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). A unidade também possui totens de álcool em gel com acionamento por meio de pedal e informativos com orientações sobre os cuidados necessários durante a permanência no hospital.

234 (divididos entre internação e UTI)

Exames: radiografia, radiografia com contraste, ultrassonografia, ultrassonografia doppler, biópsias, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, esofagogastroduodenoscopia, colonoscopia, eletroneuromiografia, eletroencefalograma, teste ergométrico, ecocardiograma transtorácico, ecocardiograma transesofágico, ecocardiograma de estresse, broncoscopia, videolaringoscopia, eletrocardiograma e espirometria, exames laboratoriais pré-operatórios e para pacientes dos programas de transplantes do HGG.

Especialidades Médicas: Angiologia / Cirurgia Vascular; Cardiologia; Cirurgia Bariátrica / Cirurgia Metabólica; Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgia do Aparelho Digestivo; Cirurgia Geral; Cirurgia Plástica; Cirurgia Torácica; Clínica Médica; Coloproctologia; Dermatologia; Endocrinologia; Gastroenterologia; Geriatria; Ginecologia; Genética Clínica; Hemodinâmica Intervencionista; Hepatologia; Mastologia; Medicina Intensiva; Nefrologia; Neurocirurgia; Neurologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Psiquiatria; Pneumologia; Reumatologia; Urologia; Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia para pacientes especiais, Fonoaudiologia e Nutrição.

1068 colaboradores (755 celetistas e 313 estatutários).

2014 – Prêmio Cecília Donnangelo de Ouvidoria SUS, concedido pelo Ministério da Saúde pelo avanço conquistado com a Pesquisa de Satisfação realizada com 100% dos pacientes internados.

2014 – Prêmio Saúde, dado pela Editora Abril e revista Saúde é Vital, em função da qualidade dos serviços do Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface).

2014 – Acreditação Hospitalar nível 1, diploma da Organização Nacional da Acreditação (ONA), concedido às unidades de saúde que adotam medidas que visam a segurança do paciente durante o atendimento.

2015 – Em dezembro recebe o diploma ONA2, o certificado de qualidade plena no atendimento ao paciente e na gestão do hospital.

2018 – Conquistou a categoria de Hospital Acreditado com excelência, ONA 3.

2020 – Recebeu a certificação internacional do Centro de Terapia Intensiva (CTI) pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (Acsa), que torna o hospital goiano a primeira unidade pública de saúde do Brasil a conquistar tal título.

Projeto Arte no HGG – Objetiva promover o acesso à cultura, por meio da exposição de obras de artistas goianos nas áreas de circulação do hospital.

Projeto Riso no HGG – Promove espetáculos de humor no ambiente hospitalar, com o objetivo de utilizar o riso como estratégia auxiliar de tratamento.

Projeto Sarau do HGG – Leva música ao ambiente hospitalar (foram mais de 600 voluntários nesta iniciativa).

Projeto Dose de Letras –Disponibiliza para os pacientes internados uma biblioteca itinerante visando o entretenimento e incentivo à leitura.

Projeto Comunicadores da Alegria – Visita de jornalistas e apresentadores de rádio e TV aos pacientes. Promovido uma vez por ano.

Programa de Assistência Espiritual – Presta assistência religiosa, por meio de voluntários, aos pacientes e acompanhantes presentes na unidade.

Programa da Asma – O objetivo é oferecer assistência aos pacientes portadores de asma, incluindo o fornecimento de medicamentos e um programa educativo com ênfase em higiene ambiental, além de ensinar como o paciente deve agir durante uma crise aguda da doença.

Programa de Alzheimer – Atende pacientes encaminhados com suspeita da doença para avaliação clínica e recebimento da medicação pelo Centro de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac).

Programa da Tuberculose – Os pacientes com tuberculose passam pela triagem no ambulatório do HGG, são diagnosticados, tratados e encaminhados para a rede primária de saúde. Casos mais graves são orientados a procurar o Hospital de Doenças Tropicais DR. Anuar Auad (HDT).

Programa Terapêtico Singular – O Projeto Terapêutico Singular faz parte do Programa Clínica Ampliada, criado pelo Ministério da Saúde, cujo objetivo é humanizar o SUS. A proposta parte do princípio de que não só médicos fazem a clínica, mas todos os profissionais de saúde fazem, cada um, a sua clínica. A ideia é que o atendimento ao paciente não deve ficar restrito ao leito e ao consultório e deve ser permeado por uma visão holística, que avalia todos os aspectos do paciente: biológico, psicológico, social e espiritual. Assim, o Projeto Terapêutico Singular é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar.

Ele é voltado para pacientes com tempo de internação superior a 30 dias, os que deixam a unidade de terapia intensiva (UTI) e vão para a enfermaria e aqueles que, mesmo com tempo menor de internação, apresentam características que justificam a oferta desse atendimento articulado. Os pacientes com essas características são atendidos por um profissional designado pela chefia de cada uma das seguintes áreas: enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social.

Programa de Atenção ao Pé Diabético – Mantém uma rotina de atendimento ambulatorial que visa garantir a avaliação regular dos pés dos pacientes diabéticos para detecção precoce de feridas e outros problemas.

Programa de Odontologia para Pacientes Especiais
O Hospital Alberto Rassi é referência para atendimento odontológico a pacientes portadores de necessidades especiais, que necessitam de ambiente cirúrgico para solução de seus problemas bucais por não se adaptarem ao atendimento convencional, em consultório. Uma equipe composta por cirurgiões-dentistas especialistas é responsável pelos atendimentos, com o suporte de médicos anestesiologistas e da equipe cirúrgica.

Programa de Controle e da Cirurgia da Obesidade (PCCO) – O PCCO é direcionado a pacientes com obesidade grau III, ou seja, àqueles que possuem o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40. O atendimento multidisciplinar e integral é realizado por uma equipe formada por cirurgiões, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas. A equipe tem ainda o apoio de médicos cardiologistas e pneumologistas e conta com o respaldo de todas as demais especialidades do hospital.

A cirurgia bariátrica é a última alternativa do tratamento. O paciente é considerado pronto para ser operado quando consegue emagrecer, de forma saudável, a quantidade de quilos estipulada pela equipe médica. Após o procedimento cirúrgico, não se desliga do hospital. É orientado a participar dos encontros mensais.

Programa da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – Em vigor desde 2003, o Projeto Alivi-Ar segue as estratégias e diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos pacientes com DPOC atendidos no HGG.

Núcleo de Orientação Interdisciplinar em Sexualidade (Nois) – O programa presta atendimento médico, psicológico, educativo e social às pessoas com histórico de disfunção sexual. A equipe é integrada por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, médicos urologistas, técnicos em enfermagem e por uma médica ginecologista. A clientela é composta por pessoas encaminhadas pelo Serviço de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e por pacientes que já fazem tratamento na unidade, referenciados internamente pelos profissionais do HGG.

Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface) – O Proface é fruto de um termo de cooperação assinado em 2013 por representantes do Ministério Público, Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e Associação de Combate às Deformidades Faciais (Reface).

A parceria garante atendimento integral a pacientes com deformidades faciais encaminhados pelo SUS. As cirurgias são realizadas no Hospital Alberto Rassi. O acompanhamento de profissionais de odontologia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia é realizado no próprio HGG e na sede da Reface, entidade sem fins lucrativos especializada nesse tipo de atendimento.

Quais são as formas de atendimento ao cidadão?
 
É o canal de comunicação presencial ou por telefone entre o cidadão e a Instituição. Tem como atribuições encaminhar, receber e examinar sugestões, reclamações, elogios e denúncias do cidadão. Contatos pelo telefone: (62) 3209-9999. Endereço: Avenida Anhanguera, nº 6.479, Setor Oeste, Goiânia (GO).
 
Os usuários também podem entrar em contato pelo site do HGG. Basta clicar no link destacado no topo da página da Ouvidoria. No formulário disponível é imprescindível o preenchimento de todos os campos para que haja maior êxito e rapidez nas respostas das demandas. Caso o usuário prefira, há também o e-mail: hgg.ouvidoria@idtech.org.br
 
Totens para pesquisa de satisfação
 
A unidade conta com totens em todos os andares do HGG. Por meio deles, os pacientes e usuários podem, anonimamente ou não, avaliar o atendimento prestado pelos profissionais da instituição. Bem como sobre da estrutura física e organizacional do HGG.
 
Caixas de sugestões/formulário de registro de elogios
 
Instaladas junto aos totens, as caixas de sugestões servem para coletar informações mais detalhadas dos usuários do hospital. Eles podem escrever, além de sugestões, denúncias ou reclamações de forma discursiva.
 
Pesquisa eletrônica de satisfação
 
É realizada de forma contínua e totalmente eletrônica por meio de tablets. Cotidianamente, funcionários do HGG entrevistam os pacientes sobre o atendimento e a estrutura do hospital momentos antes da alta, bem como após os atendimentos ambulatoriais.

Governo na palma da mão

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