HDS revoluciona cuidados ao levar conforto e qualidade em atendimento domiciliar

Profissionais da unidade do Governo de Goiás envolvidos são qualificados e comprometidos com o bem-estar dos pacientes e atuam em estreita colaboração com médicos e especialistas

Profissional do HDS atende Luciano Gualberto, na casa dele: recuperação, conforto e conveniência

“Ele ressuscitou e recuperou a dignidade”. A afirmação é de Joanice Gualberto da Silva, irmã do paciente Luciano Gualberto da Silva, ao definir o resultado do atendimento domiciliar do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS). Denominado Saúde no Lar, a abordagem de cuidados de saúde proporciona conforto e conveniência para pacientes que necessitam de cuidados multiprofissionais no conforto do lar.

Vítima de espancamento durante tentativa de assalto, Luciano sofreu traumatismo craniano e, a partir de então, perdeu a autonomia. A irmã conta que, além da reabilitação física, houve também o resgate da dignidade do irmão, pois quando foi admitido para receber atendimento da equipe de atendimento domiciliar do HDS, o paciente estava debilitado, acamado, com lesão por pressão e se alimentava com auxílio de gastrostomia.

“No início, muitos dos amigos e familiares pensavam que ele não iria sobreviver. Graças ao atendimento de toda a equipe do serviço, meu irmão teve uma melhora surpreendente. Hoje ele anda, se alimenta sozinho e consegue se comunicar. Isso é uma vitória muito gratificante para gente. É uma equipe de anjos”, destaca.  

"O paciente contou com atendimento da equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, e terapeutas ocupacionais. Atendimentos que proporcionaram ao paciente uma reabilitação significativa”, explica o supervisor do Serviço de Atendimento Domiciliar, Thiago Dellano,

Para Thiago, o sentimento é de gratidão. “É muito gratificante ofertar um serviço voltado para a desospitalização, onde o paciente pode ser cuidado em casa, com segurança, eficiência e com a participação da família. Acompanhar os excelentes resultados desse processo mostra que estamos no caminho certo,”

O Serviço de Atendimento Domiciliar do HDS permite que pacientes com uma variedade de condições médicas recebam atenção médica personalizada, sem a necessidade de deslocamento a um hospital. Isso inclui visitas médicas regulares, administração de medicamentos, cuidados de enfermagem, terapias e outros.

Além de melhorar a experiência do paciente, o serviço também reduz a carga sobre o sistema de saúde, permitindo que os hospitais concentrem seus recursos em casos mais urgentes. Isso também pode contribuir para a diminuição das taxas de readmissão hospitalar, já que os pacientes recebem um acompanhamento mais próximo e contínuo.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

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