Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia empossa Comissão de Ética de Enfermagem

Papel dos novos empossados é zelar pela conduta ética no desempenho da profissão e promover ações educativas que prezem pela boa condução da enfermagem na unidade do Governo de Goiás

Representantes do Coren-GO falam sobre exercício da profissão de enfermagem, no Heapa

A nova Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) tomou posse na última quarta-feira (15). Eleita para o triênio 2023-2025, a Comissão tem como missão zelar pela conduta ética no desempenho da profissão e promover ações educativas que prezem pela boa condução da enfermagem na unidade.

A cerimônia, realizada no auditório da unidade do Governo de Goiás, contou com a presença de membros do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), das diretorias Geral e Técnica, da Gerência de Enfermagem e demais colaboradores do hospital. 

A conselheira Amanda Christina Sousa, acompanhada pela integrante da Câmara Técnica de Instrumentalização de Comissão de Ética do Coren-GO, Cristiane de Sousa, e pela gerente de Enfermagem do Heapa, Vanessa Leão, saudaram os novos indicados, nomeando a enfermeira da Educação Continuada do Heapa, Tânia Cristina Souza Costa, como a presidente da comissão. “Saibam que vocês foram escolhidos a dedo, não só pela competência e dedicação, mas também por vestirem a camisa do hospital. Boa sorte nessa nova jornada”, parabenizou Vanessa.

Ao longo do evento, as enfermeiras do Coren-GO apresentaram a importância das legislações e resoluções que regem o exercício da Enfermagem, como a Lei nº 7.489/86, que regulamenta a profissão, e a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 593/2018, que normatiza o funcionamento das Comissões de Ética em instituições de saúde com serviços de enfermagem.

“Lembrem-se que a Comissão de Ética tem funções educativas, consultivas e de orientação aos profissionais e não punitivas, como muitos pensam, evitando assim, processos éticos”, salientou a conselheira Cristiane de Sousa.

Gratidão 
Além de Tânia, assumiram o novo desafio os enfermeiros Leandro Henrique Onório, do pronto atendimento; Fernanda Peixoto de Aguiar, do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt); Roberta Vanni Oliveira Campos, do centro cirúrgico; e as técnicas em enfermagem Elizângela Lopes da Silva, da unidade de internação, e Thalyssa Morais Ferreira, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto.

“Eu me senti honrada com essa nova responsabilidade, que assumo com muita consciência do trabalho que precisa ser realizado. Vamos atuar constantemente para a valorização da nossa categoria, sempre oferecendo o melhor de cada um de nós. O fruto da nossa união também tem um fator comum: nossos pacientes. Logo, temos que pensar sempre neles ”, declarou a presidente Tânia.

Ela ainda acrescentou: “A Comissão de Ética é o braço do Coren-GO dentro do hospital, que atuará para resolver conflitos e na função de conciliação. Também terá o papel educativo e promoverá a vigilância do nosso exercício profissional”.

Yasmine de Paiva Eliel (texto e foto)/IGH

Representantes do Coren-GO  falam sobre exercício da profissão de enfermagem, no Heapa

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo