Comitiva da Paraíba conhece programas de integridade da SES

Na segunda rodada de reunião do dia, são apresentadas aos representantes do Estado nordestino boas práticas adotadas pela pasta goiana, como o Programa de Compliance Público e a Subsecretaria de Controle Interno e Compliance, projeto-piloto no Estado

Comitiva da Saúde e da CGE da Paraíba com equipe da SES, em uma das salas do Conecta-SUS 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Subsecretaria de Controle Interno e Compliance, apresentou à comitiva da Paraíba, em nova rodada de encontros do dia, na tarde de terça-feira (25/07), detalhes sobre os processos de gerenciamento de riscos adotados pela pasta, eixo 4 do Programa de Compliance Público do Governo de Goiás, que tem como objetivo assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos.

Durante a reunião, os gestores de Saúde e da Controladoria-Geral do Estado (CGE) da região nordeste do País conheceram os detalhes do programa, tendo em vista o modelo exitoso adotado em Goiás. Um dos destaques da SES-GO foi a criação da Subsecretaria de Controle Interno e Compliance, que funciona como uma Controladoria Setorial.

"Essa subsecretaria é pioneira no Estado. Ela presta todo o suporte necessário pra que a pasta identifique os riscos que têm impactado no atingimento dos seus objetivos, propõe ações de controle para reduzir a probabilidade de ocorrência desses riscos e, caso esses riscos se materializem, para que ela consiga mitigá-los. Isso tudo com o propósito de alcançar os resultados da política pública e ofertar melhores serviços de saúde ao cidadão", explicou a subsecretária de Controle Interno e Compliance da SES, Stella Maris Husni Franco. 

Os representantes da comitiva nordestina conheceram ainda os sistemas eletrônicos adotados para melhoria dos processos internos de gestão de riscos. O trabalho realizado pela SES-GO e CGE-GO deverá servir de base para a implantação de modelos similares na Paraíba. "É uma troca muito positiva, porque podemos apresentar aos outros Estados as boas práticas que estão sendo adotadas aqui, no Estado de Goiás, para melhorar os serviços de saúde", concluiu a subsecretária da SES-GO. 

Participaram da reunião a secretária executiva da SES-PB, Renata Valéria Nóbrega; o secretário chefe da CGE-PB, Letácio Tenório; o gerente executivo de Auditoria-PB, Rodolfo Emanuel Lima; o gerente Operacional de Monitoramento-PB, Elias Lopes Asfora: a coordenadora da Assessoria Técnica de Controle Interno, Maria Auxiliadora de Brito; e demais representantes da SES-GO.

Leia também sobre a visita da manhã em Secretaria de Saúde recebe visita técnica de comitiva da Paraíba

Aline Rodrigues (texto) e Marcos Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo