MNSL aprimora segurança do paciente com aplicação de Escala Morse

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), iniciou na última segunda-feira (23 de outubro) a utilização de um protocolo de prevenção de quedas, mais conhecido por Escala Morse, com o intuito de garantir ainda mais segurança ao paciente.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), iniciou na última segunda-feira (23 de outubro) a utilização de um protocolo de prevenção de quedas, mais conhecido por Escala Morse, com o intuito de garantir ainda mais segurança ao paciente. Toda pessoa que der entrada na unidade será avaliada e receberá uma pulseira nas cores verde, amarelo e vermelho, indicando o grau de risco para quedas, levando em consideração o histórico de vida. Com isso, a MNSL pretende minimizar os danos que o acidente pode gerar à saúde do paciente.

A fisioterapeuta e coordenadora da Fisioterapia da unidade, Thatiany Ikeda, explica que as quedas dos pacientes podem ocorrer por conta da idade avançada, ausência de acompanhante ou até mesmo por uma mobília posicionada em local inadequado. Antes de dar início ao uso do protocolo, a fisioterapeuta lembrou aos profissionais da área de assistência sobre a importância da notificação das quedas e o preenchimento da Escala de Morse, em que o profissional avalia o risco de queda do paciente. “De acordo com a pontuação, a paciente é classificada em baixo, moderado e alto risco de queda. Geralmente, as pacientes da MNSL são classificadas como baixo risco de queda, pontuou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo