HDS promove 2º módulo do curso: Como escrever um relato de caso

Evento virtual faz parte das atividades da Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento para capacitar colaboradores da unidade do Governo de Goiás

Profissional de saúde participa de aula do segundo módulo do curso que capacita a escrever relato de caso

Profissionais do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS participaram na sexta-feira, 11, do segundo módulo do curso “Como escrever um relato de caso”. O evento faz parte do ciclo das atividades realizadas pela Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento (CEPT) da unidade do Governo de Goiás, para capacitar os participantes a redigirem relatos de casos na área da saúde.
 
Ao ministrar o curso, a cirurgiã-dentista do HDS Andreia Assis Carvalho abordou princípios importantes para elaboração da descrição do caso, que pode ser descrito a respeito de um paciente, família ou uma pequena amostra de pacientes. De acordo com a profissional, na narrativa elaborada, os verbos devem ser usados no passado, a exposição deve ser cronológica, com informações relevantes e detalhes suficientes para que o leitor estabeleça sua interpretação, entre outros. 

Andreia também ressaltou os critérios que o autor precisa observar para construção de um relato de qualidade, tais como diagnósticos devidamente definidos, consentimento do paciente, detalhe da intervenção, desfechos clínicos, etc.
 
O curso on-line é destinado aos colaboradores da saúde. “A apresentação trouxe maiores esclarecimentos sobre a forma de escrever, a metodologia e como posicionar as devidas informações no corpo do texto. Muitos conceitos foram relembrados e serão necessários para composição dos relatos de caso”, afirma o fisioterapeuta do HDS, João Paulo Garcia.
 
A CEPT do HDS tem por missão difundir e incentivar a pesquisa e a produção científica, contribuir para o aperfeiçoamento profissional do corpo clínico e demais colaboradores da unidade, além de propor iniciativas que elevem a qualidade do atendimento à população.
 
Naiclea Silva (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo