SES-GO realiza seminário para debater a relação entre saúde mental e agrotóxicos

Evento terá o formato online e ocorre na manhã desta sexta-feira (6/12)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) da Gerência de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, realiza, nesta sexta-feira (6/12), o 3º Seminário sobre agrotóxicos, com o tema: Agrotóxicos e Saúde Mental. O evento ocorre das 8h10 às 12h, no formato online.

A semana do seminário marca o incidente do dia 3 de dezembro de 1984, quando houve o vazamento em um tanque subterrâneo de uma fábrica de agrotóxicos na cidade de Bhopal, na Índia, que causou a morte de cerca de 25 mil pessoas e deixou sequelas graves em outras milhares, tornando a data o Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos.

Segundo pesquisas científicas realizadas em várias partes do mundo, os agrotóxicos causam malefícios à saúde humana e ao meio ambiente. O Brasil é considerado o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, em função de sua extensão territorial e incentivo à monocultura.

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental abordará a temática em virtude do cenário identificado de vítimas diretas e indiretas, de forma aguda e/ou crônica, impactando o meio ambiente e a saúde da população como: alterações hormonais, alterações genéticas, infertilidade, danos no sistema neurológico, adoecimento mental, como a depressão, alergias, câncer, entre outros.

Também será enfatizada a correlação com a saúde mental, em especial o suicídio, visto que o uso e manuseio de agrotóxicos tem se apresentado como uma das principais causas de suicídios notificados no Brasil e em Goiás. Estudos realizados em diversos países apontam a relação entre a exposição a agrotóxicos e o desenvolvimento da depressão, isso porque essas substâncias atuam nos sistemas de comunicação cerebral, diminuindo a disponibilidade de neurotransmissores como a acetilcolina e serotonina, o que contribui para o desenvolvimento de transtornos mentais, principalmente a depressão.

O evento será mediado pela responsável do Programa de Vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos – (VSPEA) da SES/GO, Kalanity de Souza Alves, e terá participação dos servidores da SES/GO Magno Pereira Lima, Edel Maria Silva, Marina Figueiredo da Silva, Glenda Batista de Almeida Andrade, Drª. Andrea Franco Amoras Magalhães e Drª. Daniela de Melo e Silva da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os interessados em participar do evento podem se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepYOYoQJ3AxBVDn7xQ-XkTb65bqY4Jyi4ypbUvJZVW0B8mdQ/viewform . A transmissão será realizada via aplicativo Teams, no link: https://abrir.link/dpUuz .

Riva Kran (texto) / Comunicação Setorial, com informações do Programa de Vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos – (VSPEA) da SES/GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo