Rede de Imunobiológicos para Pessoas com Situações Especiais – RIE

A Rede de Imunobiológicos para Pessoas com Situações Especiais (RIE), instituída em 2025, tem como objetivo ampliar e aprimorar o acesso a imunobiológicos para pessoas com condições clínicas específicas, fortalecendo os princípios da universalidade e da equidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RIE é composta pelos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE), pelos Centros Intermediários de Imunobiológicos Especiais (CIIE) e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A rede oferta produtos de alto custo — como vacinas, imunoglobulinas e anticorpos monoclonais — desenvolvidos por meio de tecnologias modernas, com o objetivo de beneficiar parcelas mais vulneráveis da população brasileira, tais como pessoas imunodeprimidas e seus contatos, indivíduos com intolerância aos imunobiológicos de rotina (reações alérgicas ou ocorrência de eventos adversos pós-administração) e pessoas expostas inadvertidamente a agentes infecciosos por motivos profissionais ou em decorrência de situações de violência.

Esses produtos não estão disponíveis na rotina da rede pública e, quando indicados, devem ser solicitados nos estabelecimentos de saúde que compõem a RIE.

Documentos

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo